ESMPU abre inscrições para dois cursos máster na Espanha

Desenvolvidas nas áreas de direito constitucional e de direitos humanos, as atividades são voltadas para membros do MPT e do MPM. Aqueles que obtiverem o título de mestre poderão cursar doutorado na Europa. As inscrições seguem até o dia 16 de julho e cada curso oferece 10 vagas.
publicado: 02/07/2008 15h35 última modificação: 31/03/2017 17h18

Estão abertas até o dia 16 de julho as inscrições para o processo seletivo de candidatos aos cursos Máster em Direito Constitucional, da Universidade de Sevilha, e Máster em Direitos Humanos, da Universidade Pablo de Olavide, ambas na cidade espanhola de Sevilha. Cada curso oferece 10 vagas destinadas a membros do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Militar.

Os programas serão ministrados de acordo com o sistema de crédito europeu, de forma que aqueles que obtiverem o título de mestre poderão cursar o doutorado na Europa. Além de ser membro em atividade, o candidato não deve possuir título de doutor em direito. A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) vai custear uma passagem de ida e volta à Espanha aos cinco primeiros classificados em cada programa. As demais despesas, inclusive o custo do curso, correm por conta do participante.

O Máster em Direito Constitucional será realizado de 3 de novembro de 2008 a 24 de abril de 2009, na modalidade presencial, em Sevilha. De 1º de junho de 2009 a 1º de dezembro de 2009, o programa será cumprido a distância. A programação inclui estudos sobre teoria do estado e da Constituição, direitos fundamentais, fontes do direito, entre outros. As informações completas sobre o curso podem ser obtidas em www.us.es/doctorado.

As aulas do Máster em Direitos Humanos ocorrem de outubro a dezembro de 2008 via Internet. De janeiro a setembro de 2009, serão presenciais, na cidade de Sevilha. O programa terá blocos temáticos, que envolvem assuntos como teoria crítica dos direitos humanos, questões-chave do direito internacional e dos direitos humanos no século XXI, teoria pós-colonial etc. A estrutura e o conteúdo estão disponíveis no endereço www.upo.es/postgrado.

Para participar dos processos seletivos, o candidato deve enviar um e-mail para npp@escola.mpu.mp.br, informando dados pessoais e curso pretendido. Em seguida, deve encaminhar currículo de acordo com o previsto no edital. A seleção será realizada mediante análise curricular e posterior aprovação pelo Conselho Administrativo da ESMPU, em que serão considerados o domínio do idioma espanhol, o conhecimento de outros idiomas úteis ao estudo do direito comparado e a produção científica.

Confira:

Máster em Direito Constitucional: - Edital