ESMPU abre processo seletivo para Banco de Tutores

Interessados devem participar do Curso de Formação de Tutores que será realizado presencialmente, em 31 de julho, das 14h30 às 18h, na sede da Escola. Inscrições vão até 23 de julho
publicado: 17/07/2024 15h48 última modificação: 17/07/2024 15h57
Ilustração

Estão abertas as inscrições, até as 12h de 23 de julho, para o Curso de Formação de Tutores da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A capacitação será realizada presencialmente, em 31 de julho, das 14h30 às 18h, na sede da instituição, em Brasília-DF, e visa selecionar servidores efetivos da Administração Pública Federal para o Banco de Tutores a fim de atuarem em atividades acadêmicas híbridas.

São ofertadas 15 vagas, e os candidatos serão selecionados por sorteio eletrônico. A divulgação do resultado de classificação está prevista para 2 de agosto. O curso será expositivo e prático. Ao final da atividade, será aplicada uma avaliação de aprendizagem, de caráter classificatório. Os 10 servidores com melhor desempenho serão classificados para integrar o Banco de Tutores da ESMPU.

Podem compor o Banco de Tutores servidores efetivos da Administração Pública Federal que residam no Distrito Federal, possuam experiência em atividades EaD como docente ou discente e sejam aprovados com desempenho mínimo de 60% na avaliação do Curso de Formação de Tutores. Conforme o artigo 4º da Portaria ESMPU n. 33/2022, os servidores da Secretaria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe) da Escola não podem participar do processo seletivo.

Tutoria – O tutor deverá atuar, presencialmente, na sede da ESMPU, em sala de aula onde são realizados os cursos, conforme a sequência da classificação obtida no curso de formação. O candidato classificado deverá ter disponibilidade para a tutoria durante toda a carga horária da atividade acadêmica para a qual for contratado. A retribuição financeira ao tutor será correspondente a 20% da carga horária do curso em que atuar, conforme os valores constantes da Portaria PGR/MPU n. 9/2021.

Por se tratar de uma função com pagamento de retribuição financeira, a atividade de tutoria deverá ser realizada sem prejuízo da jornada de trabalho. A compensação de horário deve ser previamente autorizada pela chefia imediata, inclusive para os servidores em teletrabalho. É possível atuar como tutor nos afastamentos de férias, no usufruto de banco de horas e nos afastamentos decorrentes de abonos.

As atividades acadêmicas híbridas da ESMPU são realizadas de forma síncrona, com participação de discentes em turma presencial, na sede da ESMPU, e em turma remota, em caráter simultâneo. A tutoria abrange o acompanhamento, a mediação e o auxílio ao docente no uso das ferramentas tecnológicas e o suporte pedagógico ao discente da turma remota.

Para mais informações, consulte o edital.

Atividade: Curso de Formação de Tutores
Inscrição: até as 12h de 23 de julho (inscreva-se)
Período de realização: 31 de julho, das 14h30 às 18h
Modalidade: presencial