ESMPU abre quatro cursos de especialização a distância para servidores

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro. Os cursos – Gestão Administrativa, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e Gestão em Tecnologia da Informação - têm carga horária de 120 horas/aula e serão ministrados via Internet.
publicado: 04/12/2008 14h36 última modificação: 31/03/2017 17h23

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou os editais de quatro cursos de especialização a distância para servidores: Gestão Administrativa, Direito Processual Penal, Direito Processual Civil e Gestão em Tecnologia da Informação. Com carga horária de 120 horas/aula e quarenta vagas cada, as quatro especializações são voltadas exclusivamente para servidores da carreira do MPU com atuação na área de conhecimento específica do curso. A inscrição fica aberta até o dia 10 de dezembro, e as aulas começam a partir de 15 de dezembro.

Os cursos serão realizados em parceria com a Universidade Católica de Brasília. O conteúdo foi especialmente desenvolvido para a realidade do MPU (veja mais informações abaixo), e as aulas serão ministradas a distância, pelo computador, e com uso de ferramentas didáticas como chats, fóruns e vídeos. A metodologia permite a participação de servidores lotados em todo o país. Além de atuarem na área dos cursos, os interessados devem ter disponibilidade de seis horas semanais para cumprir as atividades da especialização e conhecimentos básicos de Internet e correio eletrônico.

A inscrição pode ser feita pela página da Escola, no link “Inscrições e Resultados”. Em caso de problemas para acessar o formulário eletrônico, basta entrar em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br. Os critérios de seleção dos participantes estão detalhados nos editais (veja íntegra abaixo). A lista dos participantes será divulgada dia 10 de dezembro.

Veja abaixo os editais dos cursos, conteúdo básico e distribuição de vagas:

Especialização em Gestão Administrativa  - Ações de improbidade administrativa - Legislação específica; crimes eleitorais - legislação específica; processo administrativo disciplinar; licitação; entre outros tópicos.

- 20 vagas para servidores do MPF

-10 vagas para servidores do MPT

- 6 vagas para servidores do MPDFT

- 4 vagas para servidores do MPM

Especialização em Direito Processual Civil - Assistência processual; ação civil pública; improbidade administrativa; mandado de segurança; súmula vinculante e seu alcance; tramitação do processo civil; repercussão geral das questões constitucionais; tutelas: inibitória e antecipação; a atuação do Ministério Público e o direito processual civil; entre outros tópicos.

- 20 vagas para servidores do MPF

- 12 vagas para servidores do MPT

- 8 vagas para servidores do MPDFT

Especialização em Direito Processual Penal - Análise das recentes leis (11.690/2008, 11.689/2008 e 11.719/2008) que alteram o Código de Processo Penal e seus efeitos práticos no mundo jurídico; denúncia; súmula vinculante e seu alcance; como ocorre o trâmite do processo penal; a atuação do Ministério Público e o direito processual penal, entre outros.

- 25 vagas para servidores do MPF

- 11 vagas para servidores do MPDFT

- 4 vagas para servidores do MPM

Especialização em Gestão em Tecnologia da Informação - crime cibernético; acessibilidade e segurança da informação; legislação específica, entre outros.

- 22 vagas para servidores do MPF

- 10 vagas para servidores do MPT