Notícias

ESMPU apresenta ao Conad resultados de 2025 e destaca avanços acadêmicos, científicos e de gestão

Instituição avança na ampliação da oferta acadêmica e recebe conceito máximo em avaliação do MEC
publicado: 10/12/2025 17h13 última modificação: 10/12/2025 17h14
Foto: Divulgação/ESMPU

Foto: Divulgação/ESMPU

A diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Raquel Branquinho, apresentou, na manhã desta terça-feira (10), ao Conselho Administrativo (Conad) os principais resultados, entregas e avanços institucionais alcançados ao longo de 2025. Os números reforçam o compromisso da Escola com a formação continuada, a pesquisa aplicada, a produção científica e a modernização administrativa. 

Durante a reunião, foram apresentados indicadores nas áreas de ensino, pesquisa, comunicação científica, pós-graduação, internacionalização, comunicação social, gestão orçamentária e infraestrutura. “Os resultados de 2025 refletem o compromisso da ESMPU com a excelência na formação acadêmica e com uma gestão responsável. Conseguimos ampliar nossas entregas, com uso eficiente dos recursos públicos e foco no interesse público”, afirmou a diretora-geral. 

Branquinho destacou, ainda, que a ESMPU obteve recentemente conceito máximo (nota 5) no processo de recredenciamento pelo Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. “E para 2026, as prioridades são fortalecer a governança, consolidar os avanços obtidos, aprimorar os programas de pesquisa e pós-graduação e investir em iniciativas que ampliem o acesso ao conhecimento”, concluiu. 

Ao final da apresentação, integrantes do Conad registraram o reconhecimento dos avanços e elogiaram o desempenho da instituição. “Gostaria de parabenizar todos que trabalharam duro pelas conquistas”, afirmou a promotora de Justiça Militar Ana Cristina da Silva. A procuradora regional do Trabalho Deborah da Silva Felix reforçou: “Os avanços são muito significativos. Parabenizo a Escola pelo empenho e dedicação.” Já a procuradora regional da República Gisele Porto destacou o trabalho coletivo: “Parabenizo todos os servidores e a Diretoria pelo sucesso.”  

Resultados – A ESMPU encerra 2025 com 204 atividades promovidas, entre cursos de aperfeiçoamento, extensão e livres, totalizando mais de 16 mil vagas ofertadas, 15 mil inscritos e 10 mil certificados emitidos. Entre os destaques do ano estão os Cursos Livres, que registraram crescimento significativo, com mais de 70 ofertas e 7 mil participantes. 

No Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, a Escola manteve oito cursos em andamento e contabilizou 319 discentes matriculados, além de concluir a turma da especialização em Controle da Administração Pública. Já o Mestrado em Direito segue com duas turmas, somando 40 alunos. Na área de pesquisa científica, a ESMPU contou com seis estudos em andamento e uma pesquisa concluída em 2025. 

Outro avanço foi na Política Editorial, com a consolidação do fluxo contínuo de recebimento de artigos para os periódicos institucionais. Foram publicadas duas edições da Revista da ESMPU – incluindo um número especial recomendado pelo Comitê Científico Consultivo – e duas edições do Boletim Científico. 

Nas redes sociais e plataformas digitais, a Escola ampliou seu alcance e engajamento, atingindo 22,2 mil inscritos no YouTube, mais de 19 mil seguidores no Instagram, 11,2 mil no X (antigo Twitter) e 7,7 mil no Facebook. 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300