ESMPU celebra 24 anos e reafirma compromisso com os valores éticos e a democratização do ensino

Neste primeiro semestre, instituição lançou Ecossistema de Integridade e Plataforma Aprender. Iniciativas reafirmam compromisso com a ética, a transparência, a responsabilidade social e a democratização do ensino
publicado: 14/06/2024 14h45 última modificação: 14/06/2024 14h46

Neste 14 de junho, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) completa 24 anos dedicados à formação e à capacitação técnica de membros e servidores do MPU e à discussão aberta e multidisciplinar com a sociedade. No primeiro semestre de 2024, a instituição lançou o Ecossistema de Integridade e a Plataforma Aprender, iniciativas que reafirmam o compromisso com os valores éticos e democráticos e com a democratização do ensino.

O ecossistema inclui o Plano de Integridade para o biênio 2024-2025, cujo objetivo principal é fomentar a difusão dos valores de integridade e ética pública; a conformidade às leis e à transparência; a ampliação da governança institucional; o aprimoramento de ferramentas de prevenção; a promoção de ações educativas; e o fortalecimento dos canais de comunicação. O plano traz detalhada matriz de riscos, estratégias de monitoramento e comunicação, além de ações de capacitação em integridade.

“A elaboração desse documento consolida diretrizes fundamentais e o compromisso institucional com a integridade, conforme prevê a Constituição Federal de 1988. Esperamos que o Plano de Integridade seja uma ferramenta dinâmica que reforce atitudes e compromissos e contribua para ampliarmos a cultura da ética, honestidade e transparência. Já a Plataforma Aprender pretende atender às necessidades da comunidade acadêmica de forma eficiente. É um ambiente virtual que facilita a busca e a pesquisa dos usuários, garantindo a transparência sobre a produção acadêmica da instituição”, comemora a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho.

A Plataforma Aprender reúne em um só local as ofertas educacionais e os principais serviços voltados à comunidade acadêmica. O novo ambiente permite que o usuário seja direcionado para atividades com processo seletivo aberto, nas modalidades presencial, EaD ou híbrida. Outra opção disponível é o botão de acesso aos Cursos Livres, que oferece treinamentos que não possuem período determinado para inscrição e dão direito a certificação.

Programa anual de pós-graduação – A ESMPU também retomou o programa anual de pós-graduação lato sensu. Na primeira fase, foram ofertados cursos nas áreas jurídica e administrativa com as seguintes temáticas: cooperação jurídica internacional, direitos humanos, gestão e qualidade de vida, governança de TI e inclusão e acessibilidade. O programa visa à formação profissional, à especialização e à iniciação científica dos integrantes do MPU. Em parceria, também foram ofertados especialização em Direito Sanitário e mestrados em Administração Pública e em Direito.

ESMPU em números – Em 2023, a ESMPU promoveu 181 atividades acadêmicas, num total de 1.523 horas de capacitação. Foram mais de 11 mil inscritos nas capacitações oferecidas pela instituição e quase 5 mil certificados emitidos no ano. Além das atividades acadêmicas e de extensão, está entre os pilares da ESMPU o apoio à produção científica e à edição de publicações. Em 24 anos, a instituição chegou à marca de 162 títulos que versam sobre matéria jurídica ou afim publicados e cerca de 320 mil exemplares foram distribuídos.

Entre as principais publicações da linha editorial da Escola estão as séries Pesquisas e Pós-Graduação, além da Revista da ESMPU e do Boletim Científico ESMPU, publicação semestral que está na 60ª edição e reúne artigos produzidos por integrantes do MPU e do sistema de Justiça, acadêmicos e pesquisadores.