Notícias

ESMPU celebra Dia Mundial da Declaração dos Direitos Humanos

Foram realizados a cerimônia de premiação dos Concursos ESMPU de Monografia e ESMPU de Jornalismo Universitário e o lançamento do livro Textos da Mídia Legal. As duas atividades marcam o fim das comemorações dos dez anos da ESMPU.
publicado: 10/12/2008 17h59 última modificação: 31/03/2017 17h24

Para lembrar os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu nesta quarta-feira (10) dois eventos.

Durante a manhã, foi realizada a cerimônia de premiação do Concurso ESMPU de Monografias e do Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário (foto). A entrega dos prêmios encerrou as comemorações dos 10 anos de criação da Escola. O objetivo dos dois concursos foi estimular a produção de estudos e de matérias jornalísticas que contribuíssem para divulgar a atuação do Ministério Público como instituição defensora da população, das leis e da democracia. Além disso, seguindo o lema “É criminoso discriminar”, norteador de todas as atividades acadêmicas em 2008, as iniciativas fomentaram discussões de temas como o combate à discriminação e às violações aos direitos humanos.

Segundo o diretor-geral da ESMPU, o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot, a meta durante o ano foi incluir a sociedade no debate e colaborar para a construção de um país mais solidário e atento ao valor da diversidade. “Com essas e outras ações, tentamos levantar uma bandeira que deveria ser de todos – a da não-discriminação”, disse.

Os prêmios foram entregues aos autores das melhores monografias sobre o tema “Política de cotas: mitigação da isonomia em ação afirmativa?”, nas categorias servidores do MPU e universitários de graduação. Reportagens sobre o MPU e sua atuação, produzidas por estudantes de jornalismo e publicadas em jornais-laboratório impressos, de rádio e de TV, também foram premiadas. Ao todo, foram distribuídos R$ 65 mil em premiações.

Participaram da solenidade membros dos quatro ramos, servidores, jornalistas, representantes do Governo do Distrito Federal, entre outros.

No fim do dia, dentro da programação do VII Curso de Ingresso para Procuradores da República, aconteceu o lançamento do livro Textos da Mídia Legal 5 – Especialistas pela Não-Discriminação. Resultado de uma parceria entre a ESMPU e a ONG Escola de Gente, a publicação tem apresentação do procurador-geral da República e traz textos produzidos a partir do debate no 5º Encontro da Mídia Legal - Universitários pela Não-Discriminação, atividade que reuniu estudiosos de direitos humanos, diversidade e inclusão, mídia, do governo, de conselhos de direitos e do Ministério Público da União de todas as regiões do Brasil, e do Paraguai. Para garantir a acessibilidade,o livro está disponível nos formatos impresso, braile, livro falado em meio digital e em K7. Os interessados podem conhecer a publicação na página da Escola de Gente na Internet, no endereço www.escoladegente.org.br.

As duas atividades marcam o fim das comemorações pelos dez anos da ESMPU.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300