Notícias
ESMPU debate com gestores de universidades de Brasília estratégias educacionais e cooperação acadêmica
A diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Raquel Branquinho, reuniu-se com gestores acadêmicos de universidades e centros universitários de Brasília, nesta quinta-feira (29/8), para tratar sobre estratégias educacionais e possibilidades de cooperação acadêmica entre a Escola e as instituições universitárias da região. Durante a conversa, Branquinho reforçou a importância do diálogo permanente com a sociedade para o aprimoramento dos serviços prestados pelo Ministério Público aos cidadãos e ressaltou que a academia é um importante ator nesse processo.
Na ocasião, houve a apresentação da infraestrutura da ESMPU, dos modelos pedagógicos dentro do eixo ensino, pesquisa e extensão, do sistema híbrido e dos seus principais serviços educacionais, com destaque para a Plataforma Aprender. Além disso, foram discutidos caminhos para a construção de programas conjuntos e a promoção de atividades transversais. O encontro se insere no contexto de produção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2029 e da busca, pela ESMPU, por parcerias que promovam a excelência acadêmica e a formação jurídica de qualidade.
Segundo Raquel Branquinho, essa aproximação institucional é essencial para a construção de um ensino jurídico mais dinâmico, atual e alinhado às necessidades contemporâneas. "A ESMPU acredita na força da cooperação e no impacto positivo que essa sinergia pode gerar na formação dos futuros operadores do Direito. Nosso intuito é que possamos produzir atividades de relevância tanto para o Ministério Público quanto para a sociedade, e a interlocução com a academia é fundamental para esse salto qualitativo. Além disso, queremos que nossa produção educacional não fique limitada ao nosso ambiente institucional", afirmou.
Estiveram presentes na reunião o reitor do Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), Rafael Mesquita Lopes; o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Alexandre Bernardino Costa; o diretor acadêmico, o secretário-geral e a analista acadêmica do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Raphael Carvalho, Fernando Rios e Paloma de Oliveira Pereira; a coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Margaret da Silva Peres Nunes; e o professor do Centro Universitário Euroamericano (Unieuro) Ernany Bonfim Filho. Na oportunidade, os gestores acadêmicos elogiaram a iniciativa e a importância dessa maior interlocução com a ESMPU e, por conseguinte, com o MPU.
Pela ESMPU, participaram as secretárias de Ensino, Pesquisa e Extensão, Renata Mendes, e de Comunicação Social, Graziane Madureira; o chefe de gabinete, Denis Aron Magalhaes; e a chefe da Assessoria de Gestão Estratégica, Dione Tiago.
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300