ESMPU disponibiliza Plano de Atividades 2016

Calendário oferece 147 atividades distribuídas entre os quatro ramos do MPU e a Escola, sendo 98 presenciais e 49 na modalidade a distância. Usuário também poderá favoritar curso de sua preferência
publicado: 18/12/2015 13h35 última modificação: 31/03/2017 17h23

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) disponibilizou em seu portal na Internet a íntegra do Plano de Atividades 2016, com a relação dos treinamentos que serão executados no próximo ano. Estão previstos 131 cursos de aperfeiçoamento (presenciais e a distância), oito oficinas, seis especializações, um mestrado em Direito e um simpósio.

No total, a instituição vai oferecer 147 atividades destinadas a capacitar membros e servidores, propostas pelas coordenações de ensino e pelas áreas de gestão de pessoas dos quatro ramos do Ministério Público da União (MPU). Desse total, 53 foram indicadas pelas áreas de gestão de pessoas, 39 pelo Ministério Público Federal (MPF), 34 pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), 14 pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e 7 pelo Ministério Público Militar (MPM).

O Plano traz como novidade a possibilidade de o usuário cadastrado no sistema de inscrições da ESMPU selecionar, a qualquer momento, as atividades que são de maior interesse, por meio da função “Favoritos”. O objetivo dessa funcionalidade é permitir que o sistema informe os interessados sobre o período de abertura de inscrição. Para ativar a função, basta clicar no símbolo de “estrela” localizado no canto superior direito de cada atividade.

Quanto à modalidade de realização, estão previstos 98 cursos presenciais e 49 a distância. Na distribuição por público-alvo, são 56 treinamentos para membros, 49 para servidores e 42 para ambas as categorias. Serão oferecidas cerca de 7.000 vagas.

Os cursos de aperfeiçoamento abordarão temas como combate à criminalidade e à corrupção; promoção dos direitos fundamentais, individuais e transindividuais; proteção dos direitos constitucionais; administração pública; improbidade administrativa; meio ambiente do trabalho; liberdade sindical; trabalho escravo; criança e adolescente; promoção da igualdade; trabalho portuário e aquaviário; políticas públicas; controle externo e interno da atividade da polícia judiciária militar; administração de servidores Plone 4; LibreOffice; atendimento ao público e acessibilidade; Business Process Management (BPM); comunicação interpessoal; comunicação não-violenta para gestores; construção de indicadores de desempenho; desenvolvimento pessoal e gerencial; elaboração de peças processuais, projeto básico e termos de referência; ética e responsabilidade social; licitações e contratos; governança em tecnologia da informação; gestão administrativa; Internet e informação; Lei de Responsabilidade Fiscal; português jurídico; e Tesouro Gerencial.

Entre as seis especializações previstas, quatro são cursos de ingresso e vitaliciamento (1 / MPF, 1 / MPT e 2 / MPDFT). As outras duas especializações serão sobre Direito aplicado ao MPU. As oficinas vão tratar sobre fiscalização de produtos controlados; humanização do parto; argumentação no Plenário do Tribunal do Júri; desafios no enfrentamento ao abuso sexual; violência doméstica; e combate ao trabalho infantil. Já o simpósio vai debater a terceirização e a corrupção na perspectiva da atuação preventiva e repressiva do Ministério Público.

A relação completa das atividades está disponível no site da ESMPU, link “Plano de Atividades 2016”, no menu lateral. A página contém informações sobre período e local de realização, público-alvo e breve descrição dos objetivos e do conteúdo. Além disso, há opções de pesquisa por tipo e modalidade de atividade, ramo do MPU, público-alvo e mês de realização.

Clique aqui para acessar a lista de atividades acadêmicas programadas para 2016.