ESMPU divulga resultado da pré-seleção de candidatos ao Mestrado em Direito

Os 20 membros do MPU selecionados deverão confirmar a participação até as 18h da próxima quinta-feira, 6 de novembro. Aprovados passarão por nova seleção baseada em critérios descritos em edital próprio da Universidade Católica de Brasília, instituição contratada para ministrar o curso.
publicado: 04/11/2014 17h14 última modificação: 31/03/2017 17h18

Está disponível no portal da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), link “Resultados”, a lista de candidatos aprovados na pré-seleção do Curso Integrante do Programa de Pós-Graduação Stricto SensuMestrado em Direito, voltado para membros dos quatro ramos do MPU. O objetivo do programa, a ser cursado no biênio 2015-2016, é constituir e capacitar um grupo de pesquisadores que aprofundem os estudos jurídicos socialmente relevantes para o crescimento institucional do Ministério Público da União.

Os 20 pré-projetos escolhidos foram analisados entre 22 e 29 de outubro pelas Comissões de Avaliadores (uma para cada ramo do MPU). Cada candidato teve que apresentar, em no máximo 30 linhas de texto, a correlação explícita entre seu projeto e a área de interesse e de atuação do MPU.

A confirmação da participação deverá ser feita até as 18h desta quinta-feira, 6 de novembro. Caso as vagas não sejam preenchidas, haverá a convocação de suplentes.

Os aprovados passarão por nova seleção baseada em critérios, condições, procedimentos e regras descritos em edital próprio da Universidade Católica de Brasília (UCB), instituição contratada pela ESMPU para elaborar e executar o Mestrado em Direito.

As atividades do curso serão calculadas em unidades de crédito. Cada crédito corresponderá a 15 horas-aula e o participante deverá cumprir ao todo 32 créditos, sendo 24 referentes às disciplinas e oito à dissertação, cursados em no máximo 24 meses, contados a partir de janeiro de 2015, atendendo ao calendário acadêmico da UCB. As aulas serão ministradas nos campi da universidade localizados no Distrito Federal.

Para obter o título de mestre em direito, o candidato dependerá da aprovação em todas as etapas do Programa de Mestrado da UCB, incluindo a defesa pública de dissertação perante banca examinadora.

A ESMPU custeará os valores da matrícula e das mensalidades de 24 meses de curso, além das despesas com hospedagem, alimentação (jantar) e locomoção urbana no destino (traslado) para os membros lotados fora da capital federal. Os participantes deverão arcar com as despesas de transporte e passagens aéreas.