Notícias

ESMPU divulga resultado da seleção de líderes de grupos de pesquisa

Foram selecionados sete integrantes do MPF, quatro do MPT, três do MPDFT e dois servidores do MPU. A primeira reunião está agendada para 8 de agosto
publicado: 27/06/2019 10h25 última modificação: 27/06/2019 10h39
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) divulgou o resultado final do processo de seleção de líderes (titulares e adjuntos) dos grupos de pesquisa da instituição. Dos 32 inscritos, entre membros(as) e servidores(as) do MPU, 16 foram selecionados para coordenar os oito grupos de pesquisa instituídos. São sete integrantes do MPF, quatro do MPT, três do MPDFT e dois servidores do MPU. Confira a lista dos selecionados por eixo de pesquisa.  

Os titulares e adjuntos de cada grupo comporão a Câmara de Desenvolvimento Científico (CDC) e serão responsáveis por elaborar os planos de trabalho, incluindo a programação orçamentária; gerir o orçamento do grupo; incentivar e orientar integrantes do grupo a realizar publicação em periódicos Qualis CAPES; produzir relatórios, dentre outras competências. Os líderes possuirão mandato de três anos, podendo ser reconduzidos uma vez. A primeira reunião deles está agendada para 8 de agosto.  

Para o diretor-geral da ESMPU, João Akira Omoto, esse foi um dos processos mais difíceis já realizados pela Escola e teve como candidatos os melhores pesquisadores do MPU, detentores de uma vasta produção científica. “Contaremos com uma equipe de pesquisadores extraordinária, que vai começar a fazer pesquisa dentro de uma nova perspectiva, alinhada com o PDI”.  

O resultado foi homologado pelos conselheiros administrativos da ESMPU em reunião realizada nesta quarta-feira (26/6).  

Seleção - Os candidatos foram classificados pelo somatório das pontuações, conforme Anexo II do edital. A apuração dos pontos foi realizada por três pessoas num processo de tripla checagem para evitar falhas. Após apuração, foi enviada ficha individual aos candidatos contendo a pontuação em cada um dos critérios definidos e abrindo-se prazo para interposição de recursos. Com os recursos julgados, chegou-se à pontuação final. Os candidatos foram classificados em ranking geral e selecionados conforme os eixos indicados de modo a atender ao número de vagas previsto no edital. Os primeiros classificados foram selecionados para atuação como líderes titulares dos grupos, e os seguintes, como adjuntos.  

Estavam previstas oito vagas para o MPF, cinco para o MPT, duas para o MPDFT e uma para o MPM.  As vagas remanescentes, por falta de quórum na inscrição de um dos ramos, seriam destinadas aos demais, conforme classificação geral de cada eixo. Como não houve inscritos para a vaga do MPM, ela foi preenchida pelo candidato do MPDFT, terceiro mais bem colocado na classificação geral. Os selecionados fora das vagas serão suplentes dos líderes até que ocorra novo processo seletivo.

Puderam participar da seleção membros(as) vitalícios(as) e servidores(as) estáveis do MPU com titulação mínima de doutorado reconhecido no Brasil e experiência no eixo de interesse, comprovada pelo currículo lattes.

Grupos de pesquisa – Além dos dois líderes, cada grupo de pesquisa será composto por mestrandos do programa da ESMPU e pesquisadores escolhidos por meio de processo seletivo próprio, aberto, inclusive, ao público externo. O grupo deverá contribuir para desenvolver pesquisas interinstitucionais, multidisciplinares ou transdisciplinares; estimular a integração entre ensino, pesquisa e extensão; e fortalecer os eixos de pesquisa da instituição e suas transversalidades.  

Linha e eixos de pesquisa – A linha de pesquisa científica da ESMPU “A promoção dos Direitos Fundamentais pelo Ministério Público da União” é composta pelos seguintes  eixos temáticos e transversais: Acesso à justiça, Sistema de Justiça Penal e Segurança Pública, Sociedade e Trabalho, Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Gênero e Raça, Internacionalização, Direitos Humanos, Impacto Social e Impacto Institucional. Cada grupo de pesquisa desenvolverá pesquisas e/ou estudos teóricos relacionados a um dos eixos temáticos, com a necessidade de incluir as perspectivas transversais.  

Mais informações na página da seleção.

RESULTADO FINAL

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300