ESMPU e CNMP promovem curso sobre direitos humanos e inteligência artificial

Membros e servidores do MPU devem se inscrever pelo site da ESMPU até 9 de novembro. Haverá custeio para os participantes de fora do DF. Curso será na sede do CNMP, em Brasília
publicado: 07/11/2022 18h06 última modificação: 08/11/2022 14h54
ilustração

Estão abertas as inscrições para membros e servidores do Ministério Público da União interessados em participar do curso de aperfeiçoamento “Os direitos humanos na era da inteligência artificial”, na modalidade presencial. A atividade é promovida pela Escola Superior do MPU (ESMPU) e pelo Conselho Nacional do MP (CNMP) e será realizada nos dias 23, 24 e 25 de novembro, na sede do CNMP, em Brasília. As inscrições vão até esta quarta-feira (9/11). Inscreva-se.

O orientador pedagógico da atividade é o diretor-geral adjunto da ESMPU, subprocurador-Geral do Trabalho Manoel Jorge e Silva Neto. O professor Angelo Viglianisi Ferraro será o capacitador. O docente, da Università Mediterranea di Reggio Calabria (Itália), tem amplo conhecimento e atuação na temática, com várias publicações relacionadas ao Direito e às novas tecnologias.

Com 16 horas-aula, o objetivo da capacitação é proporcionar um aprofundamento analítico, teórico e prático de problemas referentes à tutela de direitos humanos na perspectiva do desenvolvimento das novas tecnologias e do sistema de inteligência artificial. Serão tratados temas como análise de regulamentação da inteligência artificial na União Europeia, problemas conexos aos smart contracts e à responsabilidade dos danos de software de inteligência artificial.

Vaga e custeio – Foram disponibilizadas 20 vagas para os integrantes do MPU. Os candidatos serão selecionados por meio de classificação. Terão preferência aqueles que atuem em matéria relacionada ao tema do curso e que não tenham participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU no ano letivo. Haverá o pagamento de bolsa-capacitação e passagens para os 17 primeiros discentes classificados, que não estejam lotados no Distrito Federal.

O certificado será emitido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP/CNMP). A frequência deverá ser registrada em sistema próprio, na entrada e na saída de cada turno da atividade.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Curso de aperfeiçoamento “Os direitos humanos na era da inteligência artificial”
Inscrição: até as 12h de 9 de novembro (inscreva-se)
Período de realização: 23, 24 e 25 de novembro

Notícia relacionada