ESMPU e EJE promovem seminário presencial sobre democracia e eleições no mundo digital

Encontro será em 24 de abril e inscrições serão abertas em breve. Ministro do STF Alexandre de Moraes fará a conferência inaugural sobre populismo digital extremista
publicado: 20/03/2024 18h53 última modificação: 21/03/2024 16h55

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) sedia, em 24 de abril, o seminário “Democracia. Eleições no mundo digital”. Realizada em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral, a atividade acadêmica presencial contará com representantes do sistema de Justiça e acadêmicos para discutir o tema. As inscrições serão abertas em breve. Haverá transmissão pelo canal da instituição no YouTube.

O seminário é gratuito e aberto à sociedade. As pessoas interessadas poderão participar presencialmente ou a distância. A atividade acadêmica busca debater os limites da tutela de direitos fundamentais na era digital, de forma a compreender as técnicas atuais de defesa da democracia diante do uso indevido de tecnologias digitais e discursos de ódio antes, durante e após o período eleitoral, bem como analisar a aplicação dos recentes normativos editados pelo TSE sobre o assunto.

Programação – Com o tema “O enfrentamento do populismo digital extremista pela gestão eleitoral”, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes fará a conferência inaugural. O evento contará ainda com três mesas. A primeira vai discutir “As bases da democracia e o desafio da comunicação digital”.

A segunda tem como tema “Políticas afirmativas de gênero, raça, etnia, e discurso de ódio nas eleições”. A última mesa vai discutir “Inteligência artificial, desinformação e impulsionamento no ambiente eleitoral”. Clique aqui e confira os participantes do evento

A diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, e o diretor da EJE, ministro Floriano de Azevedo Marques Neto, são os orientadores pedagógicos da atividade acadêmica.