ESMPU e Embaixada de Cabo Verde discutem cooperação na área de treinamento

O objetivo é proporcionar o contato e a troca de experiências entre membros do MP dos dois países. Iniciadas hoje (6), as negociações poderão resultar num acordo de cooperação técnico-científica.
publicado: 06/03/2009 17h33 última modificação: 31/03/2017 17h25

Estabelecer laços institucionais entre Brasil e Cabo Verde no âmbito do treinamento e aperfeiçoamento de membros do Ministério Público – com esse objetivo, representantes da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e da Embaixada cabo-verdiana se reuniram hoje (6) em Brasília. Participaram do encontro os diretores geral e adjunto da Escola – os subprocuradores-gerais da República Rodrigo Janot e Eugênio Aragão, respectivamente – e o embaixador Daniel Pereira. A visita foi o primeiro passo nas negociações, voltadas para proporcionar a troca de experiências entre agentes públicos dos dois países.

Segundo Daniel Pereira, Cabo Verde não conta com nenhuma escola de formação de membros do Ministério Público, o que tornaria a parceria com os brasileiros interessante sob o ponto de vista institucional. “Em geral, a formação dos agentes acontece nas escolas portuguesas. Ampliar o contato com autoridades brasileiras é uma chance de trazer novas perspectivas para o trabalho do MP cabo-verdiano”.

Rodrigo Janot também ressalta a importância da troca de experiências entre autoridades dos dois países. “Saber como eles solucionam os problemas certamente pode nos ajudar no enfrentamento dos nossos próprios desafios”, afirma.

Nessa primeira etapa, ESMPU e Embaixada negociam o acesso dos membros do MP cabo-verdiano aos cursos a distância. Diplomatas indicados pela Embaixada também poderão participar do curso de especialização lato sensu Globalização, Justiça e Segurança Humana, que está com inscrições abertas. As tratativas poderão resultar num acordo de cooperação técnico-científica, à semelhança dos que a ESMPU firmou com instituições de países como Moçambique.