ESMPU e Fiocruz promovem curso de especialização na área de direito sanitário

Atividade de 375 horas-aula será ministrada na modalidade semipresencial. São 52 vagas para membros do MPU, magistrados e servidores do Ministério da Saúde e da Anvisa. Aulas serão realizadas entre abril de 2012 e março de 2013. Inscrições seguem até 30 de março.
publicado: 01/03/2012 17h14 última modificação: 31/03/2017 17h20

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Direito Sanitário – Turma 2012/2013, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Resultado de acordo de cooperação entre as duas instituições, a atividade busca a formação de conhecimentos específicos em direito sanitário, de maneira a contribuir para a atuação de agentes públicos nas questões contemporâneas relacionadas à aplicação, à produção e à garantia do direito à saúde.

O curso terá carga horária de 375 horas-aula, ministradas na modalidade semipresencial. Estão disponíveis 52 vagas, sendo 32 para membros do Ministério Público da União (MPU), 18 para magistrados e 2 para servidores da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde e da Procuradoria Jurídica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As vagas destinadas ao MPU serão distribuídas da seguinte forma:

• 10 para membros do MPF;

• 5 para membros do MPF (indicação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão);

• 8 para membros do MPT;

• 3 para membros do MPM; e

• 7 para membros do MPDFT.

Os interessados deverão inscrever-se até as 13h do dia 30 de março, pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 3 de abril.

Programação – O curso de especialização ocorrerá entre 30 de abril de 2012 e 5 de março de 2013. A carga horária será distribuída em 343 horas de atividades no ambiente virtual de aprendizagem e em 32 horas de encontros presenciais em Brasília, para a realização de uma oficina e a apresentação do trabalho de conclusão. A ESMPU custeará a participação, nos dois encontros presenciais, dos membros do MPU lotados fora da capital federal.

A programação incluirá conteúdos de direito à saúde, questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), problematização jurídica do SUS, estrutura da vigilância em saúde, internacionalização do direito à saúde e sua aplicação no direito pátrio, além dos aspectos da bioética aplicados à saúde. A certificação será concedida pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas no edital de abertura de inscrições (clique aqui) ou com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br ou pelos telefones (61) 3313-5165 / 3313-5124.