Notícias

ESMPU e Movimento Nacional em Defesa das Vítimas oferecem curso sobre escuta em contextos traumáticos

Capacitação gratuita é oferecida na modalidade cursos livres, aberta à sociedade
publicado: 15/03/2023 16h51 última modificação: 16/03/2023 14h40
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e o Movimento Nacional em Defesa das Vítimas promovem o curso “Impactos da violência: conhecimentos básicos para a escuta e acolhimento em contextos traumáticos”. A capacitação a distância é na modalidade cursos livres, ou seja, os interessados podem se inscrever a qualquer tempo. A atividade acadêmica fica disponível na plataforma da ESMPU até 30 de dezembro de 2023.

Com oito horas-aula, o curso visa auxiliar a criação de critérios mínimos para o contato e o acolhimento adequado das vítimas por parte dos membros e servidores do Ministério Público e, dessa forma, ajudar na melhor compreensão dos elementos psicológicos básicos relativos à vitimização e à neurobiologia do trauma. A capacitadora é a psicóloga Arielle Sagrillo e a orientadora pedagógica é a promotora de Justiça Juliana Nunes Felix.

Como acessar – Para acessar o curso, basta acessar o link Inscrição, no Portal da Escola. A atividade está localizada na aba “Cursos Livres” da plataforma. A capacitação é gratuita e confere certificado para quem obtiver percentual de aproveitamento mínimo de 60%.

Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas – O projeto Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas foi lançado em 28 de junho de 2022 pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público Federal (MPF) e Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações coordenadas que buscam a proteção integral e a promoção de direitos e de apoio às vítimas na perspectiva de atuação do Ministério Público brasileiro. O intuito é facilitar o acesso à informação e aos canais de acolhimento, além de ampliar as ferramentas disponíveis, humanizar e capacitar a rede de atendimento ministerial, combatendo a revitimização institucional.

Acesse aqui o portal do Movimento.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300