ESMPU e PUC-Rio firmam parceria

A iniciativa faz parte do projeto de universalização da pesquisa sobre as atividades-fim do Ministério Público. Há previsão de novos termos de cooperação com instituições de ensino superior sem fins lucrativos.
publicado: 10/12/2007 14h03 última modificação: 31/03/2017 17h18

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e as Faculdades Católicas, que mantêm a Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro (PUC-Rio), assinaram hoje termo de cooperação para a troca de experiências e o intercâmbio de atividades acadêmicas desenvolvidas pelas duas instituições.

O Departamento de Direito da PUC-Rio será o responsável pelo desenvolvimento das atividades, que incluem estudos, pesquisas, palestras, seminários e cursos de pós-graduação, entre outras ações. A ESMPU apoiará tecnicamente os trabalhos acadêmicos e deverá sugerir à PUC-Rio o conjunto de assuntos de interesse a serem estudados no âmbito da cooperação.

A iniciativa é o resultado das discussões entre a ESMPU e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Comunitárias (Abruc), que têm por finalidade a expansão das atividades acadêmicas da Escola por meio de parcerias com várias instituições de ensino superior sem fins lucrativos. O objetivo é investir no projeto de universalização da pesquisa sobre as atividades-fim do Ministério Público.

Em breve, a ESMPU deve assinar novos termos de cooperação, tendo como parceiras as Pontifícias Universidades Católicas do Rio Grande do Sul (PUC-RS), de São Paulo (PUC-SP) e de Pernambuco (PUC-PE), além da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Universidade São Francisco, de Campinas (SP).