ESMPU e USP iniciam tratativas para assinatura de acordo de cooperação

Primeira reunião de alinhamento discutiu detalhes, objetivos e estrutura da parceria para implementar projeto de atividades conjuntas
publicado: 12/12/2023 18h59 última modificação: 12/12/2023 18h59
Foto: Divulgação/ESMPU

A diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Denise Neves Abade, e a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP), Marli Quadros Leite, realizaram, nesta terça-feira (12/12), a primeira reunião de alinhamento para formalizar um acordo de cooperação entre as instituições. Na ocasião, foram discutidos os detalhes, os objetivos e a estrutura da parceria para implementar um projeto de promoção conjunta de eventos, cursos e pesquisas.

De acordo com Denise Adabe, esse compromisso será benéfico para a promoção conjunta de atividades, em especial acerca de temas sob perspectivas comuns nos respectivos programas institucionais: inclusão, diversidade, conscientização para direitos humanos, preservação cultural e patrimonial, entre outros. “É importante fomentar parcerias com instituições reconhecidas e com pontos em comum com a ESMPU, como a USP. No caso da PRCEU-USP, ambas as instituições têm um forte foco em pesquisa e em incentivar pontes de diálogo com a sociedade. Essas ações colaborativas, sem dúvida, poderão alavancar as forças de ambas as entidades e promover um impacto mais significativo com a sociedade e com a pesquisa interdisciplinar”, destacou.

A previsão é que, ainda neste ano, seja assinado o acordo de cooperação e o memorando de entendimento (MoU), com o encaminhamento de projeto para atividade conjunta.

Além da diretora-geral, participaram do encontro a coordenadora de ensino do MPF na ESMPU, Sandra Shimada Kishi; o diretor-executivo do Centro de Resolução de Conflitos da USP, Gerson Damiani; o procurador regional da República, docente da ESMPU e membro da Comissão de Extensão e Cultura da Faculdade de Direito da USP, André de Carvalho Ramos; o professor da Escola Politécnica da USP José Roberto Cardoso; o diretor do Instituto de Química da USP São Carlos, Hamilton Varela; e a assessora do projeto Territórios Vivos Fernanda Reichardt.

Cooperação e parcerias – A ESMPU busca, por meio de parcerias e acordos de cooperação, ampliar o diálogo e o intercâmbio interinstitucional. O objetivo é intensificar a capacitação e a atualização técnico-profissional de membros e servidores. Atualmente, estão vigentes mais de 47 acordos de cooperação com instituições nacionais e internacionais. Os documentos que celebram essas parcerias estão disponíveis no site da ESMPU (clique aqui para acessar).

USP – A Universidade de São Paulo (USP) é considerada a melhor universidade da América Latina pelo QS Latin America & The Caribbean Ranking e pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). Divulgado em setembro de 2023, o ranking avaliou e classificou 430 instituições de 25 países da região. A instituição atingiu a pontuação máxima em cinco dos oito indicadores: reputação acadêmica, rede internacional de pesquisa, publicação por docente, professores com doutorado e impacto na web. Leia mais.