Notícias

ESMPU, EDEPE e parceiros realizam atividade na Cúpula Social do G20

“Justiça climática nas zonas costeiras e marinhas” é o tema da atividade, que será realizada em 14 de novembro, das 14h às 16h, no Complexo Mauá, no Rio de Janeiro
publicado: 12/11/2024 10h51 última modificação: 12/11/2024 17h47

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, o Rio de Janeiro será a sede da primeira Cúpula Social do G20, cujo objetivo é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do grupo que reúne as 19 maiores economias do planeta, além da União Europeia e da União Africana. Na oportunidade, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a 4ª e a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), promove uma atividade com foco nos impactos dos grandes empreendimentos energéticos (offshore, petróleo, gás e linhas de transmissão) sobre as comunidades pesqueiras artesanais.

A atividade “Justiça climática nas zonas costeiras e marinhas” será presencial, e ocorrerá no dia 14 de novembro, das 14h às 16h, na sala K Primeiro 7, Espaço Kobra, no Complexo Mauá, Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Com vagas limitadas, o objetivo da reunião é promover o diálogo entre instituições de Justiça, movimentos sociais e entidades de pesquisa, para formular recomendações conjuntas aos líderes do G20 e às instituições de Justiça. Um dos assuntos a serem abordados será importância dos ecossistemas marinhos e costeiros para a segurança alimentar, considerando, sobretudo, que grande parte da população global vive em áreas costeiras. Outra questão será a capacitação das instituições de Justiça para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, visando a criação de mecanismos de custeio que fortaleçam a justiça climática.

O evento contará, ainda, com a escuta ativa das comunidades vulnerabilizadas, impactadas por projetos econômicos e extremos climáticos, antecipando as discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Para participar, o interessado precisa se inscrever aqui e retirar a credencial previamente. Confira a programação

G20 Social – O G20 Social oferece cerca de 300 atividades entre debates, plenárias e rodas de conversa. Durante o evento serão discutidos temas como combate à fome, à pobreza e às desigualdades, enfrentamento às mudanças climáticas e transição energética justa e a reforma da governança global.

Para mais informações, clique aqui.

Serviço
Justiça climática nas zonas costeiras e marinhas
Data: 14 de novembro, das 14h às 16h
Local: Sala K Primeiro 7, Espaço Kobra, no Complexo Mauá, Porto Maravilha, Rio de Janeiro/RJ
Inscreva-se: https://g20.cadastro9.com.br/

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300