Notícias

ESMPU inicia ano letivo de 2020

As atividades “Idiomas – Edição Brasília” e o “O Futuro do Sindicalismo” começaram suas aulas nesta segunda-feira (2/3)
publicado: 02/03/2020 16h05 última modificação: 02/03/2020 16h06
Exibir carrossel de imagens O diretor-geral adjunto, Manoel Jorge e Silva Neto, esteve presente na abertura da turma presencial de Inglês.

O diretor-geral adjunto, Manoel Jorge e Silva Neto, esteve presente na abertura da turma presencial de Inglês.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu oficialmente seu ano letivo nesta segunda-feira (2/3), com a aula inaugural do curso “Idiomas – Edição Brasília”, a primeira atividade realizada na nova sede da instituição. A data também marca o início do treinamento “O Futuro do Sindicalismo”, em Sevilha, na Espanha, voltado para membros e servidores do MPT.  

O diretor-geral adjunto, Manoel Jorge e Silva Neto, esteve presente na abertura da turma presencial de Inglês. No idioma da aula, ele deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da capacitação para a atuação profissional de membros e servidores do Ministério Público da União (MPU). “Este curso é uma oportunidade para que os presentes possam aperfeiçoar o inglês jurídico, especialmente vocabulário, pronúncia e conhecimento dos termos técnicos relacionados à área do Direito”.  

As aulas acontecem uma vez por semana e se estenderão até o final de junho, totalizando 34 horas-aula. O conteúdo é ministrado inteiramente em língua inglesa pelo britânico Shaun Dowling, mestre em Ensino de Inglês pela Universidade de Birmingham (Reino Unido).  

Além das duas atividades citadas, neste mês ocorrerão o Seminário “Diálogos Democráticos: liberdade de expressão” (11 de março) e os cursos “Litigância Climática na Teoria e na Prática (12 a 13 de março), “Os controles de convencionalidade e constitucionalidade na atuação do MPT” (17 a 19 de março), “Inglês instrumental básico voltado às funções do Ministério Público” (16 de março a 27 de abril) e “A experiência jurídica mexicana: violência – gênero – drogas” (30 de março a 4 de abril).  

Reunião CPA – Nesta segunda-feira, também foi realizada a primeira reunião ordinária de 2020 da Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão independente da ESMPU com autonomia para conduzir os processos de avaliação institucionais da Escola.  

Aa representar a gestão superior no encontro, Manoel Jorge destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela comissão para aprimoramento das ações educacionais. “As deliberações extraídas deste colegiado servem como um farol para iluminar o projeto pedagógico da Escola. Não há instituição de ensino que se proponha realizar um trabalhar minimamente sério que não possa ou deva realizar sua autoavaliação”, frisou. Ele ressaltou ser uma satisfação participar da primeira reunião da CPA no ano letivo.  

A CPA é composta por oito membros, representando todos os segmentos da comunidade acadêmica: docente, discente, corpo técnico-administrativo da ESMPU e dos Centros de Apoio e sociedade civil. Saiba mais cobre a comissão em escola.mpu.mp.br/cpa.  

Galeria de imagens 
Abertura curso de “Idiomas – Edição Brasília”   
Abertura reunião CPA

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300