ESMPU inicia atividades de 2017 com Aula Inaugural sobre precarização e trabalho

O sociólogo Ricardo Antunes ministrou a Aula Magna sobre “Nova morfologia do Trabalho e a precarização estrutural”
publicado: 14/02/2017 16h17 última modificação: 31/03/2017 17h28

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Carlos Henrique Martins Lima, abriu oficialmente o ano letivo das atividades acadêmicas, nesta terça-feira (14/2). A solenidade contou com a presença do procurador-geral da Justiça Militar, Jaime de Cássio Miranda; da coordenadora de ensino do Ministério Público do Trabalho (MPT), Renata Coelho Vieira; da Vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); e do subprocurador-geral do Trabalho Ricardo José Macedo de Britto Pereira.

Em sua fala, o diretor-geral Carlos Henrique ressaltou o papel exercido pela ESMPU na integração entre os ramos do Ministério Público da União. “O MPU é organizado de tal forma que um membro pode ingressar em um ramo e jamais entrar em contato com os colegas de outros. Aqui na Escola, promovemos uma intercâmbio e temos oportunidade de conhecer verdadeiramente o trabalho desenvolvido pelo MPU”, comentou.

A coordenadora de ensino do MPT, Renata Coelho Vieira, destacou o viés participativo adotado ESMPU para a execução de suas atividades. Segundo ela, a instituição, nos últimos anos, colocou a comunicação como uma de suas premissas. “Com essa comunicação de mão dupla, da Escola para seus membros e servidores e vice-versa, esta Casa vem buscando ser mais acessível, mais transparente e mais comunicativa. Ela tem se aberto à maior participação de ideias, críticas e contribuições do seu público interno e externo”, destacou.

Após a solenidade de abertura, o sociólogo Ricardo Antunes ministrou Aula Magna sobre Nova morfologia do Trabalho e a precarização estrutural”. Doutor em Sociologia e professor da Unicamp, Ricardo Antunes é autor das obras “Os Sentidos do Trabalho”, “Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil”; “Adeus ao Trabalho”, entre outras. O palestrante abordou as transformações ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas e as perspectivas para o futuro, destacando a chamada nova morfologia do trabalho (infoproletariado, terceirização, trabalho material e imaterial).

Coordenadores de ensino

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira a Portaria n. 3 do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, nomeando os novos membros para a Coordenação de Ensino da ESMPU para o MPT e o Ministério Público Militar (MPM).

Representando o MPT, foram indicados a procuradora Regional do Trabalho Daniela Ribeiro Mendes (titular) e o procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Resende (suplente). Pelo MPM, foram escolhidos o subprocurador-geral de Justiça Militar Claudio Roberto de Bortolli (titular) e a promotora de Justiça Militar Ana Carolina Scultori Teles Leiro (suplente).