Notícias

ESMPU inicia construção colaborativa do Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2029

Oficina reuniu representantes dos órgãos administrativos e de governança da Escola
publicado: 27/06/2024 15h45 última modificação: 27/06/2024 17h47
Foto: Secom/ESMPU

Foto: Secom/ESMPU

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) iniciou, nesta quinta-feira (27/6), por meio de uma oficina, a construção colaborativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029. A atividade "Internalizando o Valor da ESMPU" reuniu representantes dos órgãos administrativos e de governança da Escola e foi ministrada pelo facilitador estratégico José Elias da Silva Júnior, doutor e mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ampla experiência em design thinking e branding governamental.  

Ao abrir o encontro, a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, apresentou a estrutura e os principais serviços da Escola e destacou alguns números acadêmicos de 2024. Neste ano, com a otimização dos recursos e a utilização da infraestrutura tecnológica, a ESMPU oferece 171 atividades acadêmicas (131 de aperfeiçoamento e 40 de extensão), 114 atividades em EaD assíncrono na modalidade Cursos Livres, oito cursos de pós-graduação lato sensu e dois mestrados 

“É extremamente rico iniciar a construção do nosso PDI a partir das perspectivas das diversas pessoas que compõem as instâncias da ESMPU. Queremos promover um processo dinâmico para termos um planejamento mais aderente à nossa realidade, às exigências do MEC e às aspirações dos ramos e da sociedade, a fim de que possamos oferecer um serviço com melhor qualidade à nossa comunidade”, ressaltou Branquinho.  

Durante a oficina, foi ressaltada a importância do PDI como instrumento de planejamento estratégico, que orienta a tomada de decisão acadêmica, institucional e estratégica da gestão da ESMPU. O PDI estabelece, entre outras diretrizes, a missão, a visão e as estratégias da instituição, bem como define metas e objetivos institucionais. A vigência do PDI 2020-2024 se encerra no final do ano, e a elaboração de um novo documento é requisito para a renovação do credenciamento da instituição pelo Ministério da Educação (MEC) e o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

A atividade contou com cerca de 30 participantes, incluindo membros do Conselho Administrativo (CONAD); das Coordenações de Ensino do Ministério Público Federal (CEN-MPF), do Ministério Público do Trabalho (CEN-MPT), do Ministério Público Militar (CEN-MPM) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (CEN-MPDFT). Também estiveram presentes representantes dos Órgãos Colegiados da ESMPU, como o Comitê Científico Consultivo (CCIC) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de integrantes das estruturas de assessoramento e apoio técnico à Diretoria-Geral (secretarias e assessorias). 

O evento promoveu a integração entre os diversos atores estratégicos da Escola, discutiu as oportunidades de aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pela instituição e refletiu sobre qual ESMPU a comunidade acadêmica deseja para os próximos cinco anos. A elaboração do PDI 2025-2029 continuará nos próximos meses, com o compromisso de construir um plano que represente as necessidades e aspirações educacionais dos quatro ramos do MPU e sua interlocução com a sociedade.   

O formato de oficina foi escolhido para garantir a interação entre os participantes e promover debates produtivos com maior engajamento.

Confira as fotos da atividade.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300