ESMPU inicia elaboração do planejamento acadêmico de 2025

Reunião aconteceu nesta sexta-feira (9/8) e contou com a presença da Diretoria-Geral, de representantes do Conselho Administrativo, dos coordenadores de Ensino e dos secretários da ESMPU
publicado: 09/08/2024 17h42 última modificação: 09/08/2024 17h50

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) deu início ao processo de elaboração do seu planejamento acadêmico para 2025. A diretora-geral, Raquel Branquinho, reuniu-se nesta sexta-feira (9/8) com representantes do Conselho Administrativo (Conad), coordenadores de Ensino e secretários da instituição para alinhar os objetivos e as perspectivas do plano de atividades acadêmicas institucionais do próximo ano.

Ao abrir a reunião, Branquinho destacou a importância de definir um plano de trabalho afinado, com informações claras e objetivas, com o objetivo de promover ensino, pesquisa e extensão de qualidade, permitindo melhores entregas para o Ministério Público e a sociedade. “Nossa finalidade é trabalhar numa pauta de previsibilidade e racionalidade para 2025, buscando otimizar os recursos e programar o ano com eficiência e excelência”, disse.

No encontro virtual, a secretária de Ensino, Pesquisa e Extensão da ESMPU, Renata Mendes, apresentou o Plano de Gestão de Atividades Acadêmicas para 2025, instituído pela Portaria ESMPU n. 175/2024, e as etapas que compõem a elaboração do planejamento acadêmico.

Próximos passos – A próxima etapa será a publicação do edital de chamamento para envio de propostas acadêmicas, previsto para a próxima segunda-feira (12/8). Os dados serão consolidados e, após análise pedagógica da ESMPU, encaminhados aos coordenadores de Ensino para a análise temática. Por fim, serão enviados para avaliação do Conad. A novidade no processo é a realização de oficinas para a seleção das propostas e, posteriormente, a elaboração de projetos pedagógicos.

Plano de Gestão de Atividades Acadêmicas – O documento estabelece as diretrizes e os critérios para o planejamento e a priorização das atividades acadêmicas a serem ofertadas em 2025. A norma prevê, ainda, o rol de eixos temáticos e transversais a que as capacitações devem estar relacionadas, os tipos e as modalidades das atividades acadêmicas, a distribuição de cotas dos ramos do MPU e a responsabilidade da equipe docente (orientador pedagógico e instrutores).

Acesse a íntegra do Plano de Gestão de Atividades Acadêmicas 2025.