ESMPU inicia tratativas de parceria com MP de Buenos Aires e International Association of Prosecutors

A diretora-geral, Denise Neves Abade, e o fiscal general, Juan Bautista Mahiques, se reuniram nesta terça-feira (14/11), na capital argentina
publicado: 14/11/2023 20h38 última modificação: 14/11/2023 20h39
A diretora-geral da ESMPU e o fiscal general de Buenos Aires

A diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Denise Neves Abade, reuniu-se, nesta terça-feira (14/11), com o fiscal general do Ministério Público da cidade de Buenos Aires, Juan Bautista Mahiques, que também é presidente da International Association of Prosecutors (IAP). Na oportunidade, iniciaram-se as tratativas para acordos de cooperação entre a Escola e as duas instituições a fim de implementar ações conjuntas de ensino, pesquisa e extensão, comunicação e produção científica de interesse mútuo.

Entre os temas sugeridos por Denise Abade para a formulação de atividades acadêmicas estão: Direito Penal Internacional e Justiça Transnacional; direitos humanos e acesso a recursos essenciais; cidadania e direitos civis; ética e responsabilidade na função pública; prevenção e combate ao tráfico de pessoas. “Acreditamos firmemente que a formulação de acordos de formação e especialização será muito benéfica para ambas as partes, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os profissionais brasileiros e argentinos”, afirmou.

Durante o encontro, Abade acrescentou que a ESMPU está aberta a outras sugestões e interessada em discutir formas de tornar a colaboração com o MP de Buenos Aires e a IAP uma realidade. “Juntos podemos desenvolver programas de formação que enriquecerão os nossos profissionais e reforçarão o papel do Ministério Público na arena global”, enfatizou.

International Association of Prosecutors – A IAP é uma comunidade internacional de membros do Ministério Público empenhada em estabelecer e elevar os padrões de conduta profissional e ética em todo o mundo, promovendo o Estado de Direito, a justiça, a imparcialidade, o respeito pelos direitos humanos e a cooperação internacional para combater o crime. Criada em 1995, conta, atualmente, com mais de 180 membros organizacionais de mais de 177 países.

ONU Mulheres – Abade está em Buenos Aires a convite da ONU Mulheres e do Ministério Público Fiscal de la Nación Argentina para participar da 5ª Reunião Plenária da Rede Especializada de Gênero (REG) da Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (AIAMP), que ocorre de 13 a 15 de novembro. Na reunião, discutem-se questões relacionadas ao crime de feminicídio, à violência contra a mulher e à integração da abordagem de gênero na gestão do Ministério Público. O objetivo é coletar informações regionais e mudar paradigmas.