Notícias

ESMPU institui Cadeia de Valor e destaca serviços da instituição oferecidos a diferentes públicos

Ferramenta flexível evidencia as atividades desenvolvidas pela Escola e explicita a relevância em relação a outras instituições semelhantes
publicado: 11/01/2021 12h20 última modificação: 11/01/2021 12h20
Ilustração

Ilustração

Para explicitar a entrega de valor dos serviços aos seus diferentes públicos, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) instituiu a Cadeia de Valor de suas atividades. Trata-se de uma ferramenta flexível voltada a elucidar, esclarecer e analisar o negócio da organização, bem como avaliar sua relevância em relação a outras instituições semelhantes. 

Para melhor visualizar a Cadeia de Valor da Escola, foi elaborada uma representação gráfica do conjunto de atividades desenvolvidas pela instituição. O documento está disponível no site, menu A Escola/Legislação (clique para acessar).

Ressalta-se que a ferramenta foca na entrega de valor da organização e, para esse fim, é comum que diferentes áreas – inclusive vinculadas a secretarias distintas – trabalhem de forma conjunta e colaborativa. Por essa razão, não pode ser lida como um organograma. Além disso, a Cadeia de Valor retrata, de forma mais precisa, a atuação finalística da ESMPU e a importância das áreas-meio na construção do valor organizacional. 

Destaca-se ainda que esse instrumento, mais ajustável que o Mapa Estratégico constante no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), foi construído a partir de benchmarking em outras instituições e de contribuições das diferentes áreas da Escola. O trabalho foi articulado pela Assessoria de Estratégia e Inovação Institucional (ASSEIN), ligada à Secretaria de Educação, Conhecimento e Inovação (SECIN). 

Por ser um instrumento dinâmico e com mais capacidade de acompanhar as transformações vivenciadas pela ESMPU, a Cadeia de Valor terá duas revisões em 2021: a primeira ao final do primeiro trimestre e a segunda, no começo do último trimestre do ano. 

Para mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail asdin@escola.mpu.mp.br.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300