ESMPU institui Rede Nacional de Transformação Digital

A finalidade é promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à transformação digital no Ministério Público brasileiro
publicado: 05/10/2020 15h03 última modificação: 05/10/2020 15h03
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) instituiu, na última sexta-feira (2/10), a Rede Nacional de Transformação Digital do Ministério Público. A finalidade é promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de transformação digital. A Portaria 177/2020 também dispõe sobre diretrizes, competências e condições para adesão à rede.

Para os próximos 10 anos, a rede tem o objetivo de desenvolver as competências voltadas para a inovação e a transformação digital, de forma consistente, interdependente e colaborativa em todo o Ministério Público. Outras metas são a elaboração de agenda conjunta de atuação com foco na inovação, incluindo gestão e governança de dados para aplicações gerenciais; a promoção do conhecimento e da pesquisa, com vistas ao intercâmbio de informações, conhecimento, experiências e soluções; e a experimentação de soluções interinstitucionais.

Caberá à rede propor iniciativas comuns de transformação digital para o Ministério Público brasileiro e promover o uso e articular o desenvolvimento para a atividade-fim de soluções de Inteligência Artificial, Data Science e Analytics, assim como fomentar a utilização do design e suas derivações em iniciativas coletivas para aprimorar a atuação ministerial e promover a realização de programas de formação e de desenvolvimento de competências relacionadas à transformação digital para membros e servidores.

Os ramos do Ministério Público da União e os Ministérios Públicos estaduais poderão aderir à rede mediante a assinatura de termo de adesão pela autoridade máxima competente de cada órgão, conforme modelo disposto no anexo da portaria. No ato de adesão, os entes participantes devem informar as contribuições que poderão oferecer à rede, como recursos financeiros, humanos e dados. A forma de atuação de cada colaborador poderá ser estabelecida mediante plano de trabalho.