ESMPU lança Biblioteca Digital para a comunidade acadêmica

Iniciativa representa a modernização dos serviços bibliográficos e marca mais uma etapa da transformação digital da Escola
publicado: 05/04/2021 17h40 última modificação: 05/04/2021 17h53

Acesso instantâneo, ilimitado e simultâneo a milhares de livros eletrônicos, periódicos, vídeos, legislação, jurisprudência, informativos e bases científicas internacionais. E tudo isso sem data de devolução. A partir desta segunda-feira (5/4), a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) coloca à disposição de docentes, pesquisadores, discentes, membros e servidores da instituição sua nova Biblioteca Digital. Acesse aqui.

Com um vasto acervo de bases de dados nacionais e internacionais, por meio da plataforma, é possível consultar materiais bibliográficos de editoras renomadas como Harvard University Press, Oxford University Press, Fórum, Fiscosoft, Revista dos Tribunais, Saraiva, Atlas, Grupo Gen e Grupo A. Um dos destaques é o acesso à área restrita do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em que estão disponíveis bases de dados internacionais, como Wiley, Scopus e Elsevier Freedom Collection.

A iniciativa marca mais uma etapa da transformação digital da Escola ao modernizar os serviços bibliográficos e de suporte acadêmico da instituição. Para oferecer conteúdo qualificado, a ESMPU fez o levantamento das melhores e mais acessadas bases de dados em instituições públicas e universidades de Direito do país. São mais de 160 mil títulos, quase mil periódicos e mais de 500 vídeos disponíveis na plataforma digital. Além das áreas jurídicas, diversos assuntos administrativos e acadêmicos estão contemplados.

Para o diretor-geral da ESMPU, Paulo Gustavo Gonet Branco, o lançamento da Biblioteca Digital reforça o compromisso de democratizar e disseminar conhecimento de qualidade para a comunidade acadêmica. “A Biblioteca Digital da ESMPU vem para aprimorar a produção e o acesso à informação, e facilitar os recursos de aprendizagem dos alunos, professores e pesquisadores da instituição”, destacou.

Para o secretário de Educação, Inovação e Conhecimento da ESMPU, Carlos Vinícius Ribeiro, a plataforma é mais uma iniciativa inovadora com o objetivo de contribuir para a modernização dos serviços prestados pela ESMPU. “Com o aumento do número de pessoas conectadas ao mundo virtual, a Escola precisou apostar em soluções inovadoras que permitam que a informação circule de forma rápida, fácil e acessível”, afirmou.

Como acessar – Para utilizar a Biblioteca Digital, os discentes devem acessar com o login e a senha de inscrição que usam para a realização dos cursos da Escola. Já o docente, login e senha utilizados durante a contratação. O público interno da ESMPU deve utilizar login e senha de rede.

Um dos diferenciais da Biblioteca Digital da ESMPU é a implementação por single sign-on: a maioria das bases disponíveis reconhecerá automaticamente o usuário após seu login no site da Biblioteca. A funcionalidade permite a customização da experiência da leitura, em que o usuário pode, por exemplo, inserir marcadores e anotações nos livros eletrônicos acessados e criar estantes personalizadas de e-books e pesquisas realizadas.

Mais novidade – A página da Biblioteca da ESMPU também está de cara nova. Além da Biblioteca Digital, é possível pesquisar todo o acervo impresso da Escola, que conta com mais de 8 mil títulos e 15 mil exemplares. Na área nova, docentes, pesquisadores e discentes podem, ainda, solicitar pesquisas bibliográficas, sugerir aquisição de obras e gerar fichas catalográficas ou referências bibliográficas

Infraestrutura – Com a nova sede da ESMPU, a Biblioteca passou a ter um espaço moderno, amplo e acessível. Climatizado, o ambiente possui wi-fi, guarda-volumes e espaço para atender até dez pessoas em mesas individualizadas, além de duas salas para estudo em grupo. As prateleiras foram pensadas para atender cadeirantes e pessoas com baixa estatura. Conheça as instalações físicas da Biblioteca.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, o setor está fechado para o público. Entretanto, continuam em funcionamento os serviços de levantamento bibliográfico, além de empréstimo e devolução de obras com agendamento prévio. As solicitações podem ser feitas por meio dos formulários disponíveis na página da Biblioteca.