ESMPU lança dois cursos a distância para servidores

“Ética e Responsabilidade Social” e “Tendências e Inovações do Direito” oferecem, cada um, 100 vagas. Aulas serão ministradas entre os dias 15 de outubro e 14 de dezembro. Interessados poderão inscrever-se até as 12h do dia 9 de outubro.
publicado: 01/10/2012 20h59 última modificação: 31/03/2017 17h26

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu nesta segunda-feira (1º) as inscrições para os Cursos de Aperfeiçoamento “Ética e Responsabilidade Social” e “Tendências e Inovações do Direito”. Ministrados na modalidade de ensino a distância, os treinamentos são destinados a servidores dos quatro ramos do MPU, que poderão inscrever-se até as 12h do dia 9 de outubro. Cada atividade oferece 100 vagas, assim distribuídas: 44 para o MPF; 35 para o MPT; 17 para o MPDFT; e 4 para o MPM.

Os dois cursos têm carga horária de 60 horas-aula e serão promovidos entre os dias 15 de outubro e 14 de dezembro. O participante deverá ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação às atividades, além de possuir conhecimento básico de uso da Web e acesso a internet banda larga.

O módulo “Ética e Responsabilidade Social” estudará o conceito, a significação e a importância da ética; o histórico social da moral; os traços formadores do homem contemporâneo; os problemas éticos atuais e a responsabilidade social no setor público. A proposta da atividade é reconhecer a dimensão ética da atividade profissional do agente público e auxiliar na resolução de problemas considerando-se os eixos norteadores da ética.

Com foco em temas atuais, o curso “Tendências e Inovações do Direito” abordará a formação do Estado moderno, destacando questões sobre burocracia, princípios da Administração Pública e monopólio da violência. Também estarão em estudo a relação entre a Internet e as regulamentações jurídicas, os direitos e as garantias fundamentais diante das transformações do Estado.

Os interessados deverão inscrever-se pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. Na seleção, terão prioridade os servidores que ainda não tenham participado desse tipo de atividade. Também terá preferência o candidato que, no ano letivo, ainda não tenha participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU.

A Escola emitirá certificado aos participantes com, no mínimo, 75% de aproveitamento no curso. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Confira os editais dos cursos de aperfeiçoamento:

-        Ética e Responsabilidade Social

-        Tendências e Inovações do Direito