ESMPU lança edital de curso de Redação Oficial

Servidores do MPU podem se inscrever até 1° de setembro para participar da seleção
publicado: 23/08/2017 16h55 última modificação: 23/08/2017 16h55
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou edital para o curso a distância “Redação Oficial”. O treinamento é dirigido aos servidores do MPU e será realizado de 4 de outubro a 16 de novembro no ambiente de aprendizagem da Escola. A atividade visa possibilitar aos participantes tornarem-se aptos a redigir atos oficiais de maneira clara, objetiva, direta e em conformidade com as normas e manuais de redação oficial.

São oferecidas 43 vagas para o MPF, 34 para o MPT, 17 para o MPDFT e quatro para o MPM. Os interessados devem se inscrever até 1° de setembro, às 12h, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, linkInscrição e Resultados”. A seleção será por sorteio eletrônico.

Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

O curso tem 60 horas-aula e vai apresentar, dentre outros tópicos, os seguintes conteúdos: histórico normativo da redação oficial no Brasil e o Manual de Redação Oficial; princípios da clareza, concisão, impessoalidade; pronomes de tratamento; grafia e concordância; diagramação; numeração e folhas de continuação; referências a texto legal e a folhas; siglas, abreviaturas e símbolos; citação e referência;  anexos, tabelas, gráficos e quadros;  e atos oficiais administrativos (Ata, Atestado e Certidão; Comunicado, Declaração e Despacho; Exposição de motivos, Informação e Instrução normativa; Memorando, Mensagem e Mensagem eletrônica (e-mail); Ofício, Ordem de serviço e Portaria; Relatório, Requerimento e Resolução).

O interessado deve ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. O certificado será entregue àqueles que tiverem frequência mínima de 85% nas atividades.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis no edital.

Plano de aula