ESMPU lança página com Linha do Tempo e Galeria de Diretores

Além de marcos históricos, novo espaço no portal traz também informações sobre a gestão documental da instituição
publicado: 27/07/2022 13h13 última modificação: 27/07/2022 13h47
Ilustração

Com o objetivo de ampliar o acesso à informação e a gestão de documentos e fomentar a preservação do patrimônio histórico e cultural da instituição, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lança a página Gestão Documental e Memória Institucional. Os temas se integram e se inter-relacionam: documentos e processos de guarda permanente ou histórica constituem patrimônio cultural do órgão e compõem a presente e a futura memória institucional. Conheça o novo espaço do portal.

Em destaque na parte da memória institucional, a nova página traz a Galeria de Diretores – gerais e adjuntos –, com informações sobre o período de gestão e biografia. O espaço conta, ainda, com uma Linha do Tempo, que apresenta os principais marcos históricos da ESMPU. Acesse aqui.

Entre os destaques da trajetória do órgão ilustrados no documento, estão o credenciamento da ESMPU pelo Ministério da Educação como instituição Superior de Ensino, em 2007; a publicação da Lei de Criação do Quadro de Pessoal, em 2014; e a criação da Rede de Transformação Digital do Ministério Público, em 2020.

A nova página também apresenta os conceitos de gestão documental e gestão da memória, os instrumentos técnicos de gestão no âmbito da ESMPU e as legislações e normativos relacionados ao tema. Há, ainda, uma aba de Perguntas Frequentes sobre ciclo de vida dos documentos, plano de classificação e tabela de temporalidade.

Gestão da Informação e Memória – A gestão da memória institucional compreende o conjunto de ações e práticas de preservação e divulgação da história da instituição, contida em documentos, processos, arquivos, livros, artigos científicos, objetos e imóveis, considerados para fins históricos e de patrimônio, independentemente do suporte de registro da informação.

Já a gestão documental compreende o conjunto de atividades que garantem a produção, o armazenamento, o gerenciamento do acervo e o uso correto de todos os documentos produzidos e recebidos. Por ser uma instituição de ensino, produtora e disseminadora de conhecimento, a ESMPU segue normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) acerca da gestão dos acervos bibliográfico e arquivístico.