Notícias

ESMPU lança publicação sobre o futuro do trabalho e os efeitos da revolução digital na sociedade

A obra apresenta como temática os avanços tecnológicos, suas repercussões no mundo do trabalho e os caminhos para a proteção do trabalhador na modernidade
publicado: 05/08/2020 13h33 última modificação: 05/08/2020 13h33
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lança a publicação Futuro do Trabalho: os efeitos da revolução digital na sociedade. O e-book, organizado pelos procuradores do Trabalho Rodrigo de Lacerda Carelli, Tiago Muniz Cavalcanti e Vanessa Patriota da Fonseca, aborda os avanços tecnológicos, suas repercussões no mundo do trabalho e os caminhos para a proteção do trabalhador na modernidade, além de versar sobre os impactos da invasão de privacidade, decorrente do monitoramento eletrônico, e das novas formas de contratação de trabalhadores em plataformas de crowdwork. A obra está disponível para acesso na versão eletrônica e o download pode ser feito na página da ESMPU.

Ao longo do ano de 2019, a ESMPU promoveu o simpósio que dá título ao livro. O evento foi realizado em oito capitais e no Distrito Federal e, de acordo com os procuradores do Trabalho responsáveis pela organização do material, a profundidade dos debates e as diversas abordagens feitas por especialistas brasileiros e estrangeiros que participaram das nove edições do simpósio serviram de base para a concepção da obra.

Dividida em três capítulos, a publicação traz, entre outros assuntos, uma discussão acerca da estrutura da relação de emprego na era da economia orientada a dados. Aborda, também, questões relativas à proteção do trabalhador e expõe os impactos da precarização do trabalho, com a crise do sindicalismo e a regulação de empregos em plataformas digitais.

Outros temas apresentados na obra são: condições transparentes de trabalho, informação e subordinação algorítmica nas relações de trabalho; relações trabalhistas e redes sociais; o crowdsourcing e os desafios do sindicalismo em meio à crise civilizatória; tecnologias e o futuro dos sindicatos; e os impactos jurídico-sociais da automação no mundo do trabalho e a hermenêutica da prevenção. 

Clique aqui para acessar a íntegra da publicação.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300