ESMPU lança publicação sobre técnicas avançadas de investigação

Obra coletiva conta com artigos de 18 autores entre membros e servidores do MP e delegada da PF
publicado: 05/10/2021 14h42 última modificação: 05/10/2021 14h42
Ilustração

Já está disponível na versão eletrônica o primeiro volume do livro “Técnicas avançadas de investigação – perspectivas prática e jurisprudencial”, publicado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A obra enfrenta questões relevantes sobre a temática, suscita importantes reflexões e analisa os aspectos jurisprudenciais, contribuindo para o desenvolvimento da atividade persecutória do Estado.

“Com o avanço na complexidade dos delitos, a expansão da criminalidade e o surgimento de novos procedimentos ilícitos, o estudo e o desenvolvimento de métodos e estratégias investigativas são essenciais, de modo a capacitar e orientar os agentes públicos atuantes na persecutio criminis, a incrementar a eficiência na atuação estatal”, escreveu o procurador-geral da República, Augusto Aras, no prefácio da obra.

A publicação é composta por 12 capítulos que abordam temas como persecução patrimonial, agente infiltrado, captação ambiental, combate ao crime organizado, colaboração premiada, cooperação, perícia, pesquisa em fontes abertas digitais e quebra de sigilos bancários e fiscais. Os 18 autores, entre membros e servidores do Ministério Público e delegada da Polícia Federal, possuem domínio teórico sobre os temas e detêm experiência prática na vivência da investigação criminal.

A organização da obra coube a quatro membros do Ministério Público: o procurador da República Galtiênio da Cruz Paulino e os promotores de Justiça João Paulo Santos Schoucair (MPBA), Octahydes Ballan Junior (MPTO) e Tiago Dias Maia (MPDFT). Além de coordenar o trabalho, eles também produziram artigos para a publicação.

Clique aqui para acessar a íntegra da publicação.