ESMPU lança segunda turma do treinamento sobre recursos para Tribunais Superiores

Nesta edição, são destinadas 35 vagas exclusivas para servidores do Ministério Público Federal (MPF). Aulas serão ministradas em Brasília nos dias 3, 4 e 5 de setembro. Participantes lotados fora da capital federal terão as despesas custeadas pela Escola.
publicado: 31/07/2014 13h02 última modificação: 31/03/2017 17h25

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Preparando recursos para os Tribunais Superiores: do prequestionamento em 1ª instância até o julgamento final – Turma 2”, que será realizado em Brasília nos dias 3, 4 e 5 de setembro.

A primeira edição foi promovida em maio deste ano e destinou-se a membros do Ministério Público Federal (MPF). A segunda turma é exclusiva para os servidores lotados nesse ramo e pretende capacitá-los quanto ao manejo de recursos de índole extraordinária, sob os aspectos teórico e prático. Além disso, o treinamento busca propiciar o intercâmbio de experiências entre os participantes, em relação à interposição dos recursos nos diversos Tribunais Regionais Federais do país, e promover a discussão acerca dos requisitos de admissibilidade e conhecimento de recursos perante os Tribunais Superiores.

O curso oferece 35 vagas para servidores do MPF, que poderão se inscrever até as 12h do dia 11 de agosto, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico. Em razão do ponto facultativo relativo ao Dia do Magistrado, comemorado em 11 de agosto, a ESMPU divulgará a lista de selecionados para o curso no dia 12 de agosto.

Haverá custeio das despesas com passagens aéreas, hospedagem, traslado e alimentação para os servidores lotados fora da capital federal.

Programação – Com 16 horas-aula, o treinamento envolverá estudos sobre reclamação, embargos de divergência e declaratórios; suspensão de segurança, de liminar ou de tutela antecipada; e aspectos relativos aos recursos no anteprojeto do Código de Processo Civil.

Também estarão em discussão a tutela de urgência na pendência de recurso especial (REsp) e de recurso extraordinário (RE); os recursos repetitivos; o habeas corpus como substitutivo de recurso; o recurso ordinário constitucional em habeas corpus e mandado de segurança; e o efeito suspensivo dos recursos criminais no Supremo Tribunal Federal.

A programação contará ainda com aulas sobre pressupostos constitucionais, legais e regimentais de admissibilidade dos recursos especial e extraordinário; agravos nos próprios autos contra decisão de inadmissibilidade desses recursos; e regime de retenção de REsp e de RE interpostos contra decisões interlocutórias.

O curso será ministrado pelos subprocuradores-gerais da República Mônica Nicida Garcia e José Bonifácio Borges de Andrada e pelo procurador regional da República Elton Venturi.

Participantes com 85% de frequência mínima receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo e a programação.