ESMPU oferece treinamento sobre mediação de conflitos

Atividade a distância busca capacitar os participantes na cultura de não-violência, ressaltando a distinção entre formas consensuais de resolução de conflitos
publicado: 10/08/2016 18h54 última modificação: 31/03/2017 17h27

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso a distância “Mediação de conflitos”, voltado para membros e servidores do MPU. Os interessados poderão se inscrever até as 12h do dia 22 de agosto pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br.

A atividade busca capacitar os participantes na cultura de não-violência, ressaltando a distinção entre as formas consensuais de resolução de conflitos. Além disso, visa auxiliar na aplicação dos princípios da comunicação não-violenta e da negociação colaborativa, na compreensão das fases da mediação e no uso das técnicas de mediação e dos princípios éticos da mediação.

O treinamento acontece entre os dias 27 de setembro a 10 de novembro no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU. Estão sendo oferecidas 100 vagas: 10 para membros e 30 para servidores do MPF, 10 para membros e 32 para servidores do MPDFT, 4 para membros e 10 para servidores do MPT e 1 para membros e 3 servidores MPM. Não é permitida a participação daqueles que estejam em período de férias ou de licença.

Com 60 horas-aula, o curso vai abordar, entre outros tópicos: violência e não-violência; conflito:  benefícios, percepção positiva, paz e conflito; formas de resolução consensual de conflitos; teoria da observação; negociação distributiva e colaborativa; distinção de interesses e posições; comunicação não-violenta; fases do processo de mediação; princípios éticos; Lei da Mediação; e Código de Ética.

Para participar é preciso ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, acesso à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Será emitido certificado para aqueles com frequência de 85%.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital na íntegra