Notícias

ESMPU promove curso de Direito Antidiscriminatório

Gratuito e aberto à sociedade, curso na modalidade EaD assíncrona visa fomentar o respeito aos direitos fundamentais mediante formação técnica adequada. Vagas ilimitadas
publicado: 05/09/2022 15h43 última modificação: 05/09/2022 16h18
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com o Conselho Nacional do MP (CNMP), promove o curso de aperfeiçoamento “Direito Antidiscriminatório”, de 3 de outubro a 4 de novembro. Gratuito e aberto à sociedade, as inscrições vão até as 12h de 26 de setembro. Em maio de 2021, o curso foi ofertado na modalidade síncrona. As aulas foram gravadas e agora são ofertadas em formato assíncrono, quando o estudante pode fazer o curso conforme a sua disponibilidade de horário. Inscreva-se.

O objetivo da capacitação é fomentar o respeito aos direitos mediante formação técnica adequada e subsídios para o enfrentamento das violações ou riscos iminentes produzidos por práticas discriminatórias que atinjam interesse público relevante. São 15 aulas, num total de 31h, para abordar questões raciais, de gênero, de orientação sexual, de pobreza e atinentes à infância e à adolescência, à pessoa com deficiência e à população indígena.

O orientador pedagógico da atividade é o procurador da República Júlio José Araujo Junior, doutorando em Direito Público pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Entre os docentes estão o advogado e professor Thiago Amparo, a historiadora Lilia Schwarcz e o sociólogo Richard Miskolci, além de especialistas na temática, magistrados e membros do Ministério Público.

Com 31 horas-aula, a atividade será realizada por meio de plataforma de videoconferência, com acesso via Moodle. O certificado será emitido pela ESMPU para o participante que obtiver nota mínima 6 na avaliação de aprendizagem.

Projeto Respeito e Diversidade – A atividade faz parte do projeto Respeito e Diversidade, uma parceria entre a ESMPU, o CNMP e o MPF. A iniciativa tem o objetivo de disseminar a cultura do diálogo, do respeito à diversidade humana e do pluralismo de ideias e opiniões, por meio de eventos, audiências, cursos e rodas de conversa sobre a temática.

Mais informações pelo edital, projeto pedagógico ou pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: curso de aperfeiçoamento “Direito Antidiscriminatório”
Inscrição: até as 12h de 26 de setembro (inscreva-se)
Período de realização: de 3 de outubro a 4 de novembro
Modalidade: a distância assíncrona, por meio de plataforma de videoconferência
Vagas: ilimitadas

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300