ESMPU promove curso de ingresso e vitaliciamento para dez novos membros do MPF

Empossados na manhã de hoje (13) pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, procuradores participam até sábado (18) da fase presencial do treinamento. Objetivo é aprofundar conhecimento das áreas de atuação do MP.
publicado: 13/04/2009 16h12 última modificação: 31/03/2017 17h24

Teve início hoje (13) e segue até sábado (18) a primeira fase do VII Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores da República – 2ª Turma. O treinamento é voltado para dez novos membros do MPF aprovados no 24º Concurso e empossados esta manhã pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza.

A atividade é promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e atende a exigência da Emenda Constitucional nº 45/2004. São 255 horas-aula distribuídas entre a fase de ingresso, que é presencial, e a fase de vitaliciamento, ministrada a distância. O objetivo é aprofundar os conhecimentos técnicos dos novos membros e apresentar uma visão panorâmica de todas as áreas de atuação do Ministério Público. O treinamento tem duração de 18 meses.

A programação do curso de ingresso inclui palestras e atividades práticas sobre diversas matérias. Os recém-empossados poderão debater e tirar dúvidas sobre segurança institucional, denúncias, arquivamentos, procedimentos em ações de relevo, recursos, inquérito civil público, questões relacionadas a meio ambiente, saúde, consumidor, entre outros temas. O corpo docente é composto de membros do MPF especializados nas matérias em discussão.

No último dia de curso, os procuradores da República terão oito horas-aula de media training, que oferece técnicas de relacionamento com a imprensa, informações sobre o funcionamento dos meios de comunicação e a gestão de crises de imagem. Eles também participarão de simulações de contato com diversos veículos, como entrevistas para imprensa escrita, televisão e internet.

Os novos membros do MPF atuarão nas procuradorias da República dos estados de Roraima e do Amapá e nas unidades dos municípios de Ponta Porã (MS), Ji-Paraná (RO), Tabatinga (AM), Altamira (PA) e Santarém (PA).