ESMPU promove curso de ingresso e vitaliciamento para novos procuradores

As atividades do curso vão até o dia 6 de setembro. A programação inclui temas como denúncias e arquivamentos, análise de sentenças, jurisprudência do STF e controle externo da atividade policial.
publicado: 27/08/2007 17h37 última modificação: 31/03/2017 17h27

Começa amanhã e segue até o dia 6 de setembro o VI Curso de Ingresso e Vitaliciamento para procuradores da República. No total, participam das atividades 31 novos procuradores, aprovados no 22º e 23º concursos. Promovido pela ESMPU, o curso será o primeiro contato dos novatos com a instituição em que vão trabalhar. O objetivo é mostrar o MPF como um todo, discutir as formas de atuação do órgão e as questões relevantes para a instituição.

O curso contará com a presença do procurador -geral da República, Antonio Fernando Souza. Até o dia 6 de setembro, os novos procuradores participam de palestras sobre os mais variados temas: denúncias e arquivamentos, análise de sentenças, jurisprudência do STF e controle externo da atividade policial, termo de ajustamento de conduta, ação civil pública e treinamento de mídia, entre outros. Os palestrantes são membros do MPF.

Além dos temas ligados à atuação institucional, a programação inclui palestras acerca do funcionamento das Câmaras de Coordenação e Revisão do MPF, da ESMPU e da Secretaria Geral (veja aqui a programação completa).

As atividades desta semana são o primeiro módulo do curso de ingresso e vitaliciamento. Criado por exigência da Emenda Constitucional n. 45/04 (Reforma do Judiciário), o curso tem objetivo de aprofundar tecnicamente os membros durante o estágio probatório. Ao longo dos primeiros 18 meses de profissão, os procuradores têm uma visão panorâmica de todas as áreas de atuação do MP, em aulas que aliam teoria e prática. Ao mesmo tempo, podem discutir com os colegas temas e dúvidas surgidos no trabalho diário. Para garantir o acesso de todos, as atividades são desenvolvidas por meio da metodologia de ensino a distância.