ESMPU promove curso sobre balística para membros do MPDFT

Proposta da atividade é facilitar o entendimento de procedimentos periciais e análises técnicas. Na programação, estudos sobre identificação de armas de fogo, exames balísticos, interação de projéteis, entre outros temas. Participantes serão selecionados por indicação.
publicado: 21/08/2009 17h26 última modificação: 31/03/2017 17h27

Membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vão participar, entre o fim de setembro e a primeira semana de outubro, do Curso de Balística, atividade de aperfeiçoamento realizada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O objetivo é promover a interação entre promotores de justiça e peritos criminais e facilitar o entendimento de procedimentos periciais e análises técnicas. As 30 vagas oferecidas pela Escola serão preenchidas por indicação.

O curso será ministrado pelo perito criminal federal Marcelo Jost, chefe da Área de Perícias em Balística Forense da Polícia Federal e professor dos cursos de formação do órgão. A carga horária é de 32 horas-aula, distribuídas em duas semanas.

Na primeira fase, a programação terá tópicos de balística forense, confronto microbalístico, tipos e conceituação de munições e armas de fogo. A segunda semana inclui estudos sobre exames residuográficos e interação de projéteis com diversas superfícies. No final do curso, os alunos participarão de atividade prática no Instituto Nacional de Criminalística (INC).

A lista de indicados será divulgada às 13h do dia 21 de setembro. Para confirmar a participação, os candidatos deverão enviar à ESMPU, até 23 de setembro, o Termo de Compromisso anexo ao edital (clique aqui). Receberá certificado quem obtiver 75% de frequência no treinamento. Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelos telefones 3313-5165 / 5130 ou pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Confira a programação completa.