ESMPU promove exposição do artista plástico mirim João Elyo Castro

Vernissage será em 23 de novembro, das 15h às 19h. Artista, que começou a pintar há três anos, foi convidado para participar de exposição no Museu do Louvre, em Paris, em 2022
publicado: 16/11/2021 14h52 última modificação: 18/11/2021 16h50

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) traz para Brasília a exposição Color Pluviae, do artista plástico piauiense João Elyo Castro, 12. Autodidata e ambidestro, ele produz obras no estilo expressionista abstrato e geométrico. A vernissage será em 23 de novembro, das 15h às 19h, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, e contará com a presença do artista. Conheça a história e o trabalho de João Elyo.

A exposição tem por objetivo unir a atividade acadêmica, a arte e a cultura, de maneira a levar o visitante a compreender que há várias formas de se discutir e analisar a realidade. O trabalho de João Elyo expressa o seu cotidiano e os seus sentimentos diante dos desafios enfrentados por ser uma criança com síndrome de Down. A iniciativa faz parte do projeto Respeito e Diversidade, uma parceria entre a ESMPU, o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A exposição ficará aberta à visitação até 10 de dezembro, com respeito às medidas sanitárias necessárias diante da pandemia de Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara, aferição de temperatura. Também será exigida a apresentação de comprovante de vacinação, conforme a Portaria PGR/MPU n. 110, de 28 de outubro de 2021.

Color Pluviae – O nome da exposição, Color Pluviae, refere-se a uma expressão latina que significa "a cor da chuva” e remete à forte conexão do artista com os elementos da natureza, fontes de inspiração para as suas criações. O artista trará para Brasília dez obras.

Museu do Louvre – João Elyo foi convidado para apresentar o seu trabalho na exposição “Le carrousel do Louvre”, uma mostra internacional de arte contemporânea no Museu do Louvre, Paris, em abril de 2022. A família faz uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar o custeio das passagens, documentos e estadia.

Projeto Respeito e Diversidade – Promovido pela ESMPU, MPF e CNMP, o projeto tem como objetivo desenvolver ações interinstitucionais que contribuam na construção de uma sociedade livre e democrática, reafirmando o papel do Ministério Público como instituição indutora e promotora da defesa dos direitos humanos e da disseminação de uma cultura social inclusiva.

Exposição Color Pluviae
Data: de 23 de novembro a 10 de dezembro