Notícias

ESMPU promove nesta terça (25) o Simpósio “Sistemas de Investigação Criminal”

Membros e servidores do MPU lotados em Brasília e público externo poderão inscrever-se na sede da ESMPU, local de realização, a partir das 9h. Objetivo da atividade é debater os sistemas de investigação criminal no direito comparado e os efeitos decorrentes da PEC 37.
publicado: 24/06/2013 14h48 última modificação: 31/03/2017 17h25

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá nesta terça-feira, 25 de junho, em Brasília, o Simpósio “Sistemas de Investigação Criminal”. O objetivo é reunir membros do Ministério Público e especialistas para debater os sistemas de investigação criminal sob uma perspectiva de direito comparado, avaliando os efeitos decorrentes da Proposta de Emenda à Constituição n. 37 (PEC 37). Em tramitação no Congresso Nacional, a PEC 37 pretende retirar do Ministério Público a função investigatória e, ao mesmo tempo, garantir à polícia a exclusividade na investigação das infrações penais.

Estão disponíveis 130 vagas gratuitas e abertas ao público. Os interessados poderão inscrever-se a partir das 9h no local de realização da atividade: SGAS Quadra 604, Lote 23 – Asa Sul – Brasília.

Programação – Com oito horas-aula, o simpósio envolverá palestras e debates em torno dos seguintes temas: proposta para um novo modelo de persecução criminal; sistemas de investigação criminal no direito comparado; o inquérito policial no Brasil – uma pesquisa empírica; e a investigação do Ministério Público no Brasil e no direito comparado – a PEC 37.

Entre os palestrantes, estarão o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luis Antonio Boudens, o senador Pedro Taques (PDT-MT), o procurador da República Marcelo Miller e o conselheiro do CNJ Wellington Saraiva. Coordenarão os debates o jornalista Juliano Basile e os membros do MPF Nicolao Dino Neto, Mario Bonsaglia, Daniel Salgado e Bruno Calabrich.

A Escola emitirá certificado aos participantes que acompanharem toda a programação.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler a programação completa.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300