ESMPU promove roda de conversa sobre arte e cultura para estudantes da rede pública do Distrito Federal

A visita dos 40 jovens à Escola marcou a reabertura do Espaço Cultural em 2023 e a primeira atividade acadêmica presencial com os novos equipamentos de ensino híbrido
publicado: 04/04/2023 20h06 última modificação: 04/04/2023 20h13
Exibir carrossel de imagens Fotos: Divulgação/ESMPU

Fotos: Divulgação/ESMPU

A reabertura do Espaço Cultural da ESMPU, em 2023, foi marcada pela visita de um grupo de 40 jovens estudantes da rede pública do Distrito Federal, seguida de uma roda de conversa sobre arte e cultura com a artista Berna Reale. O encontro, que ocorreu nesta terça-feira (4/4), foi a primeira atividade acadêmica presencial do ano e contou com os equipamentos de ponta recentemente adquiridos pela Escola para o ensino híbrido. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto da Secretaria de Educação, Conhecimento e Inovação (Secin) e busca aproximar o Ministério Público da sociedade.

Reale, que iniciou sua carreira na década de 1990 explorando o próprio corpo como elemento central da produção de suas performances, fotografias e vídeos, apresentou-se e interagiu com a plateia de forma virtual. Além de responder às perguntas dos alunos – adolescentes entre 13 e 17 anos de idade do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 101, localizado no Recanto das Emas –, a perita criminal explicou o significado de suas obras, marcadas pela abordagem crítica da violência na sociedade. “A arte, junto com a filosofia, traz um leque de possibilidades e representa um dos únicos recursos disponíveis no mundo com a capacidade de transportar uma pessoa para outro lugar sem a necessidade de pagar por um bilhete”, destacou a artista.

Jaílson Carvalho, professor de Artes que acompanhou o grupo durante a visitação, falou sobre a importância de um evento cultural para os estudantes da rede pública. “Eu poderia resumir esse encontro com a palavra liberdade. A liberdade de visitar um espaço cultural e de entender o processo de criação de uma obra de arte. Uma grande oportunidade para meus alunos, que puderam questionar ideias sem nenhum tipo de limitação”, enalteceu o professor.

A estudante Ágatha Alves ficou feliz em participar da atividade. “Vivemos na bolha da internet, então foi muito bom sair dos muros da escola e visitar o espaço cultural de um órgão público. Na minha opinião, interagir com uma artista e conhecer coisas novas é um grande estímulo para o crescimento pessoal”, finalizou.

Objetivos do projeto-piloto – Idealizado pela Secretaria de Educação, Conhecimento e Inovação (Secin), o projeto tem como objetivo oportunizar a estudantes da rede pública o contato com diferentes expressões artísticas, bem como a apropriação dos espaços públicos, visando à ampliação da percepção de mundo e do papel individual na sociedade.

Espaço Cultural – O Espaço Cultural da ESMPU, inaugurado durante o TEDxESMPU, em novembro de 2023, é uma iniciativa idealizada pelo InovaEscola, Laboratório de Transformação da instituição. O projeto emergiu como resultado da pesquisa feita por meio de estudo de design etnográfico, em 2021, que demonstrou a necessidade de se ter um ambiente lúdico e reflexivo que possibilitasse a integração entre membros e servidores e entre Ministério Público e sociedade.

Até o dia 31 de maio, o Espaço conta com a exposição dos trabalhos de Berna Reale e a mostra fotográfica do procurador regional da República e fotógrafo amador Douglas Fischer. O curta-metragem do Projeto UISM Audiovisual, de autoria de Fernando Henrique Fernandes, selecionado para o TEDxESMPU 2022, também está em exibição.

As escolas públicas interessadas em realizar visitações ao Espaço Cultural da ESMPU podem entrar em contato pelo e-mail culturaearte@escola.mpu.mp.br para agendamentos e mais informações.

Confira o catálogo do Espaço Cultural da ESMPU.