ESMPU promove seminário “Controle de constitucionalidade e(m) crise”

Primeiro encontro presencial da ESMPU de 2021 será em 17 de setembro, das 8h às 12h. As inscrições vão até as 12h de 16 de setembro
publicado: 03/09/2021 14h55 última modificação: 15/09/2021 16h49
Ilustração

[Atualizado em 14.9.2021] O primeiro encontro presencial da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) de 2021 vai reunir academia, Judiciário e MP para discutir “Controle de constitucionalidade e(m) crise”. O seminário será realizado em 17 de setembro, das 8h às 12h. O evento é destinado aos membros e servidores dos quatro ramos do MPU. Foram disponibilizadas 30 vagas: 12 para o MPF, 8 para o MPT, 4 para o MPM e 6 para o MPDFT. O número limitado é em decorrência do controle sanitário necessário diante da pandemia de Covid-19. Inscreva-se.

A atividade será no auditório da ESMPU, com ocupação reduzida em 30% de sua capacidade. Todos os palestrantes estão imunizados e farão suas exposições separados por acrílicos protetores. Os participantes precisam comprovar a imunização completa ou apresentar exame negativo feito, no máximo, até 72h antes do evento. Serão obrigatórios o uso de máscaras e o distanciamento social.

O debate vai discorrer sobre a crise entre os poderes no Brasil na atualidade, observar como o controle de constitucionalidade pode mitigar essa crise e apresentar soluções de acordo com o sistema constitucional brasileiro. Foram convidados cinco debatedores: o professor de Direito Constitucional Flávio Pansieri, a desembargadora federal do Trabalho Morgana Richa, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Douglas Alencar, a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral Maria Cláudia Bucchianeri e o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco. A coordenação científica da atividade é do diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto, e do secretário de Educação, Conhecimento e Inovação, Carlos Vinicius Alves Ribeiro.

Para mais informações consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Seminário “Controle de constitucionalidade e(m) crise”
Inscrição: até as 12h de 16 de setembro (inscreva-se)
Período de realização: 17 de setembro, das 8h às 12h
Modalidade: presencial