Notícias

ESMPU publica Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029

Documento é fruto de um trabalho colaborativo que envolveu a escuta de quem atua, demanda ou é atendido pela instituição
publicado: 19/12/2024 17h43 última modificação: 19/12/2024 17h55
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União publica o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029, por meio da Resolução CONAD n. 4/2024. Aprovado pelo Conselho Administrativo da ESMPU, o documento apresenta diretrizes, objetivos e valores que devem guiar a jornada da instituição nos próximos cinco anos, a partir de um olhar transversal e que contempla aspectos estruturantes e de inovação. Acesse aqui o documento.

O PDI 2025-2029 consolida os avanços alcançados e incorpora alterações que se mostraram necessárias ao longo dos últimos anos, que foram de grandes transformações e desafios, como os decorrentes da pandemia de covid-19. O plano aborda de forma aprofundada todas as frentes de atuação institucional, com destaque para a área finalística, incluindo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os objetivos e os indicadores estratégicos foram definidos durante quatro meses de oficinas, debates e avaliações críticas e sistemáticas.

Responsabilidade e inclusão social – Atuar de forma a oferecer serviços e respostas às demandas sociais no momento e na forma adequados. Com esse propósito, o novo PDI elenca ações e iniciativas para aprimorar o trabalho e capacitar membros e servidores no exercício das respectivas atribuições.

Dessa forma, serão priorizadas as atividades que integrem os eixos temáticos e transversais, com a preocupação em assegurar a defesa dos direitos humanos e o combate a discursos e práticas que violam a dignidade humana. Com foco na prestação de serviços à população e na responsabilidade social, a Escola também disponibilizará em seu portal conteúdos educacionais relacionados a diversos eixos temáticos, como Direitos Humanos, Educação, Cooperação Internacional e Gestão Pública, reunidos na Plataforma Aprender.

Combate a preconceitos e discriminações – Com o propósito de contribuir para a redução de desigualdades e o enfrentamento de problemas históricos como racismo, machismo, homofobia e toda sorte de discriminação, a ESMPU mantém o compromisso de atuar em defesa de grupos vulneráveis. As ações incluem desde a priorização de atividades acadêmicas voltadas para o tema até a adoção de práticas de gestão que respeitem a diversidade e ampliem oportunidades para integrantes desses grupos.

Outros compromissos elencados no plano são a manutenção de um ambiente diverso e inclusivo e a participação nos circuitos internacionais de conhecimento jurídico, a fim de fortalecer o papel social e expandir a atuação colaborativa e comparada na busca de soluções para grandes problemas da contemporaneidade.

Com a entrega do PDI, a Escola renova o compromisso com uma atuação que atenda aos preceitos legais e às necessidades dos integrantes do MPU e, sobretudo, da sociedade, fiadora e destinatária final dos serviços públicos confiados à instituição.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300