ESMPU publica videoaula sobre Estrutura Analítica do Projeto

Em sua exposição, o secretário de Gestão Estratégica do CNMP aborda os usos da ferramenta para o gerenciamento de projetos
publicado: 19/10/2016 12h30 última modificação: 31/03/2017 17h27

Já está disponível a videoaula “EAP (Estrutura Analítica do Projeto)” no canal no YouTube da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Ministrada pelo Secretário de Gestão Estratégica do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Weskley Rodrigues, a atividade aborda os benefícios desse método para o gerenciamento e a execução de projetos. Clique aqui para assistir.

Na Aula, Weskley conceitua EAP como a principal ferramenta para a execução do planejamento e gerenciamento do escopo de um projeto. “A EAP é uma visão gráfica do projeto, semelhante a um organograma, que mostra todas as fases e etapas que serão seguidas para a conclusão do trabalho. O instrumento é fundamental para auxiliar o gerente e a equipe do projeto no planejamento e na execução, pois a partir dele poderemos definir o escopo e planejar de forma adequada”, explica.

A EAP é elaborada a partir de uma técnica chamada decomposição: o projeto é subdividido em níveis de execução sucessivas até chegar ao menor nível da EAP, chamado de pacote de trabalho. O nível do pacote de trabalho é aquele onde o custo e a duração das tarefas necessárias para o trabalho podem ser estimadas e gerenciadas com confiança.

Weskley explica que o nível de detalhamento de um projeto pode variar muito e a definição sobre qual o detalhamento mais eficiente depende do nível de controle que se precisa obter. “O gerente precisa ponderar as vantagens e as desvantagens de um maior ou menor nível de detalhamento em sua EAP”.

Finalizando a aula, o instrutor explica que uma técnica bastante utilizada para determinar o tamanho dos pacotes de trabalho é a “8 a 80”.  “Segundo ela, as atividades contidas em cada pacote precisam ter no mínimo 8 e no máximo 80 horas de duração”.