Notícias

ESMPU recebe 29 propostas de cursos para Programa de Pós-Graduação 2026

Os projetos recebidos seguem para análise técnica e de mérito. A previsão é que o resultado seja divulgado em setembro de 2025
publicado: 31/07/2025 13h07 última modificação: 31/07/2025 15h21

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recebeu 29 propostas de cursos de pós-graduação lato sensu, no âmbito do Edital Acadêmico n. 111/2025. Os projetos foram apresentados por membros e servidores do Ministério Público da União e integram o processo seletivo de ofertas formativas que irão compor o Programa de Pós-Graduação da ESMPU em 2026 (PPG 2026).  

Esta é a primeira vez que a ESMPU adota um modelo de seleção pública e participativa para a composição do seu programa de pós-graduação. A iniciativa está alinhada ao novo Plano de Gestão das Atividades de Pós-Graduação, instituído em maio deste ano, que redefine a forma de organização e planejamento das especializações ofertadas pela Escola. 

“A qualidade e a diversidade das propostas recebidas demonstram o potencial da nossa comunidade acadêmica e o compromisso com a formação de excelência. Iniciamos um novo ciclo, em que a construção da pós-graduação é feita de forma colaborativa, com critérios claros e objetivos”, destaca a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho. 

Entre as propostas recebidas, há temáticas que envolvem desde Direito Digital e Inteligência Artificial até Criminalidade Econômica e Direito Internacional. A previsão é que o PPG 2026 ofereça até três cursos de pós-graduação lato sensu, considerando critérios de planejamento acadêmico, impacto institucional, capacidade operacional e viabilidade orçamentária.

Próximos passos – As propostas agora seguem para análise técnica, conduzida pela Subsecretaria de Pesquisa, Pós-Graduação e Comunicação Científica (SUPEC), que avaliará a viabilidade de execução e a aderência dos projetos ao Regulamento Acadêmico da instituição. Também serão analisadas por integrantes do Comitê Científico Consultivo (CCIC) e por Coordenadores de Ensino, com base em critérios de mérito, como relevância, inovação do conteúdo, qualificação do corpo docente e integração interdisciplinar.  

A deliberação final ficará a cargo do Conselho Administrativo (Conad) da ESMPU. A previsão é que o resultado final seja divulgado em setembro de 2025, conforme cronograma do edital. 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300