ESMPU recebe exposição “Identidades indígenas no Brasil contemporâneo”, de Leonardo Prado

Mostra com nove trabalhos do artista será aberta em 30 de agosto, quando a ESMPU sedia o TEDx Countdown
publicado: 29/08/2023 15h28 última modificação: 29/08/2023 17h21
ilustração

De 30 de agosto a 29 de setembro, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recebe a exposição “Identidades indígenas no Brasil contemporâneo”, do repórter fotográfico Leonardo Prado, que já esteve em 2018 na instituição. Do vasto acervo, a instituição apresenta nove imagens que retratam o cotidiano de diversas etnias indígenas do Brasil. A mostra será aberta no dia em que a ESMPU sedia um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo: o TEDx Countdown.

O trabalho revela a multiplicidade de povos originários do País. Entre eles a etnia Waurá, da Aldeia Piyulaga, na Terra Indígena Xingu; a etnia Tiriyó, da aldeia dos Aparai, região de fronteira entre Brasil, Guiana Francesa e Suriname; os Kaiowá, da Terra Indígena Panambizinho, Mato Grosso do Sul; os Kapinawá, da Terra Indígena Kapinawá, município de Buíque, Pernambuco; os Kayapó, da Aldeia Kikretum, localizada à margem do Rio Fresco, Pará; os Hôrocô, da Aldeia Nova, Kraolândia, Tocantins; os Tupinambá, de Buerarema, no sul da Bahia; e os Yanomami, da Aldeia Apiaú, em Roraima.

Censo 2022 – De acordo com o Censo de 2022, o total de pessoas que se autodeclararam indígenas foi de 1,6 milhão, o que representa cerca de 0,83% da população brasileira. Estima-se que existam mais de 300 etnias atualmente no território brasileiro e mais de 250 línguas.

TEDxESMPU Countdown – Com o tema “Light up our tomorrow” (“Lançar luzes sobre o nosso amanhã"), a nova edição do TEDxESMPU vai refletir sobre como as ações dos indivíduos impactam a vida social, urbana, dos biomas, da fauna e da flora e, ainda, sobre como essas dimensões – e temas como meio ambiente, sustentabilidade e regeneração – precisam estar integradas a práticas inovadoras e mais efetivas, de modo que o futuro das próximas gerações seja mais justo e abundante.