ESMPU recebe propostas de atividades acadêmicas para 2025

Sugestões devem ser enviadas por formulário eletrônico até 1º de setembro. Terão prioridade temas não contemplados na oferta acadêmica deste ano
publicado: 12/08/2024 14h29 última modificação: 12/08/2024 17h57
ilustração

Membros e servidores do Ministério Público da União (MPU) têm até 1º de setembro para enviar propostas de atividades acadêmicas para compor o Plano de Atividade 2025 da Escola Superior do MPU (ESMPU). As sugestões devem ser enviadas por meio de formulário eletrônico. Serão priorizados temas que abordem novidades legislativas ou jurisprudenciais e que não tenham sido contemplados na oferta acadêmica deste ano. Confira o edital e o Plano de Gestão de Atividades Acadêmicas 2025.

São tipos de atividades acadêmicas o curso de aperfeiçoamento e o seminário. O primeiro é voltado ao desenvolvimento e ao aprofundamento de áreas de conhecimento, habilidades, atitudes ou técnicas, a partir de aulas de, no mínimo, duas horas-aula por docente contratado. O segundo é informativo e voltado para a interação dialógica com segmentos da sociedade, por meio de processo interdisciplinar, político-educacional, cultural, científico e tecnológico, a partir de palestras proferidas por convidados não contratados.

As modalidades podem ser a distância síncrona ou assíncrona, híbrida ou presencial. Na EaD síncrona, a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem em tempo real em sala virtual, em dias e horários prefixados. Na assíncrona, ocorrem em tempos distintos, envolvendo a produção prévia e a disponibilização de conteúdo educacional em ambiente virtual de aprendizagem, além da flexibilidade de tempo para a participação do discente.

No ensino híbrido, a atuação do docente ocorre na sede da ESMPU, contando com turma presencial e turma remota de discentes, simultâneas. Por fim, na atividade presencial, a atuação do docente e a participação do discente ocorrem no mesmo espaço físico. É possível apenas para atividades sobre temas legalmente sigilosos, estratégicos ou indicados pela metodologia pedagógica, com a devida justificativa.

Análise das propostas – As propostas serão avaliadas e priorizadas pela Coordenação de Ensino do ramo indicado no formulário e pelo Colégio de Coordenadores de Ensino. As atividades priorizadas serão submetidas ao Conselho Administrativo (Conad) da ESMPU para aprovação e publicação no portal da instituição. Ressalvados os casos devidamente justificados, as gravações dos eventos e atividades realizadas ficarão disponíveis ao público, inclusive via web, indefinidamente.

A ESMPU busca o contínuo aperfeiçoamento de membros e servidores do MPU para uma atuação profissional eficaz, com vistas ao cumprimento de suas funções institucionais, além da participação de todo o MPU para garantir a ampliação da oferta educacional com qualidade e de forma colaborativa. Informações adicionais podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe) pelo e-mail sepe@escola.mpu.mp.br.

Confira o edital e o formulário eletrônico.