Notícias

ESMPU recebe propostas de atividades acadêmicas para 2025

Sugestões devem ser enviadas por formulário eletrônico até 1º de setembro. Terão prioridade temas não contemplados na oferta acadêmica deste ano
publicado: 12/08/2024 14h29 última modificação: 12/08/2024 17h57
ilustração

ilustração

Membros e servidores do Ministério Público da União (MPU) têm até 1º de setembro para enviar propostas de atividades acadêmicas para compor o Plano de Atividade 2025 da Escola Superior do MPU (ESMPU). As sugestões devem ser enviadas por meio de formulário eletrônico. Serão priorizados temas que abordem novidades legislativas ou jurisprudenciais e que não tenham sido contemplados na oferta acadêmica deste ano. Confira o edital e o Plano de Gestão de Atividades Acadêmicas 2025.

São tipos de atividades acadêmicas o curso de aperfeiçoamento e o seminário. O primeiro é voltado ao desenvolvimento e ao aprofundamento de áreas de conhecimento, habilidades, atitudes ou técnicas, a partir de aulas de, no mínimo, duas horas-aula por docente contratado. O segundo é informativo e voltado para a interação dialógica com segmentos da sociedade, por meio de processo interdisciplinar, político-educacional, cultural, científico e tecnológico, a partir de palestras proferidas por convidados não contratados.

As modalidades podem ser a distância síncrona ou assíncrona, híbrida ou presencial. Na EaD síncrona, a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem em tempo real em sala virtual, em dias e horários prefixados. Na assíncrona, ocorrem em tempos distintos, envolvendo a produção prévia e a disponibilização de conteúdo educacional em ambiente virtual de aprendizagem, além da flexibilidade de tempo para a participação do discente.

No ensino híbrido, a atuação do docente ocorre na sede da ESMPU, contando com turma presencial e turma remota de discentes, simultâneas. Por fim, na atividade presencial, a atuação do docente e a participação do discente ocorrem no mesmo espaço físico. É possível apenas para atividades sobre temas legalmente sigilosos, estratégicos ou indicados pela metodologia pedagógica, com a devida justificativa.

Análise das propostas – As propostas serão avaliadas e priorizadas pela Coordenação de Ensino do ramo indicado no formulário e pelo Colégio de Coordenadores de Ensino. As atividades priorizadas serão submetidas ao Conselho Administrativo (Conad) da ESMPU para aprovação e publicação no portal da instituição. Ressalvados os casos devidamente justificados, as gravações dos eventos e atividades realizadas ficarão disponíveis ao público, inclusive via web, indefinidamente.

A ESMPU busca o contínuo aperfeiçoamento de membros e servidores do MPU para uma atuação profissional eficaz, com vistas ao cumprimento de suas funções institucionais, além da participação de todo o MPU para garantir a ampliação da oferta educacional com qualidade e de forma colaborativa. Informações adicionais podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe) pelo e-mail sepe@escola.mpu.mp.br.

Confira o edital e o formulário eletrônico.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300