ESMPU recebe Selo Verde de sustentabilidade na Administração Pública

O Selo reconhece o empenho na implantação de políticas sustentáveis e o reconhecimento pelas boas práticas adotadas por órgãos públicos
publicado: 07/04/2016 00h00 última modificação: 31/03/2017 17h30

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recebeu o Selo Verde de sustentabilidade por sua adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) perante o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Selo Verde reconhece o empenho na implantação de políticas sustentáveis e o reconhecimento pelas boas práticas adotadas por órgãos públicos.

A adesão à A3P foi formalizada por meio do termo assinado pelo diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins Lima, e pelo secretário-executivo do MMA, Carlos Augusto Klink.  O ato representa o compromisso firmado pela Escola em adotar o modelo de gestão do programa. O Extrato de Adesão foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 30 de março, Seção 3, página 152.

Para a assessora de Sustentabilidade da ESMPU, Sandra Silva, essa iniciativa marcará uma nova fase na sustentabilidade da instituição. “Isso vai incentivar a adoção de medidas sustentáveis pela administração e abrir caminhos para a conquista do Selo Laranja (concedido a quem se destaca no Prêmio Melhores Práticas da A3P)”, destacou.

Além dos Selos Verde e Laranja, existe ainda o Prata, um selo intermediário que atesta o empenho das instituições públicas no cumprimento da entrega do Relatório Anual de implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública, previsto no Termo de Adesão.

Para que pudesse aderir à agenda A3P, a ESMPU apresentou o Plano de Logística Sustentável (PLS) com as especificações das ações propostas, os prazos de cumprimento das metas e a forma de avaliação. Entre as medidas adotadas estão: gestão adequada dos resíduos gerados durante as atividades da instituição; destinação do material reciclável para cooperativas de catadores; contenção do desperdício de recursos naturais como a água; promoção do consumo consciente de energia; e inclusão de critérios de sustentabilidade nas contratações de serviços, preferindo empresas com responsabilidade ambiental. As ações incluem ainda a promoção da qualidade de vida no meio ambiente de trabalho.

A questão da sustentabilidade é foco de preocupação recorrente na Casa desde 2006, quando passou a atuar em parceria com a PR/DF por meio do Grupo de Gestão Socioambiental (GESTO). No ano passado, com a criação da Assessoria Técnica de Sustentabilidade, o compromisso com a sustentabilidade se intensificou e resultou na elaboração do PLS e na adesão à A3P.