ESMPU recebe visita de membros do MP de Moçambique

O procurador-geral adjunto, Taibo Mucobora, e dois assessores da Procuradoria Geral moçambicana participam, até 5 de abril, de missão oficial no Brasil. Objetivo é estudar a área do contencioso administrativo, dos interesses coletivos e difusos e promover o intercâmbio de experiências e informações.
publicado: 02/04/2013 18h44 última modificação: 31/03/2017 17h22
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recebeu na manhã desta terça-feira (2) três membros do Ministério Público de Moçambique, que até 5 de abril fazem visita oficial ao país. O procurador-geral adjunto, Taibo Caetano Mucobora, e os assessores da Procuradoria Geral de Moçambique Laura Helena Nhancale e João Romano Vahiua estão em missão no Brasil para estudar a área do contencioso administrativo, dos contratos administrativos, dos interesses coletivos e difusos, além de buscar o intercâmbio de experiências e informações com membros do Ministério Público Federal (MPF). “Agora mesmo temos uma equipe muito grande de futuros procuradores nessa área que ainda estão em processo de formação e têm que estagiar conosco na questão prática dos Tribunais. Por isso, a nossa estada aqui é fundamental para conhecermos um pouco da experiência desta instituição e o que pode contribuir para o nosso trabalho”, disse o procurador-geral adjunto.

Durante a visita à ESMPU, primeira etapa da missão, os membros do MP moçambicano assistiram a apresentação ministrada pelo diretor-geral da instituição, Nicolao Dino Neto, que falou sobre a estrutura da Escola, destacando o funcionamento de suas secretarias e câmaras, o processo de elaboração do Plano de Atividades, a linha editorial, os cursos de ingresso e vitaliciamento, os projetos executados em parceria com outras instituições, além dos treinamentos ministrados na modalidade de educação a distância (EAD). “A Escola faz parte de toda essa engrenagem que os senhores terão a oportunidade de conhecer a partir de hoje. Ela atua tanto na formação inicial dos novos integrantes do MPU, quanto na formação contínua, promovendo o aperfeiçoamento e a atualização constante de membros e servidores”, explicou o diretor-geral da ESMPU. Os visitantes elogiaram o trabalho de capacitação e de aperfeiçoamento conduzido pela Escola e mostraram-se bastante interessados no modelo de treinamentos na plataforma de EAD.

Após a apresentação, os membros do MP de Moçambique receberam do diretor-geral um kit contendo publicações editadas pela ESMPU e fizeram breve visita às salas de aulas e aos auditórios da instituição.

Missão – Os representantes do Ministério Público moçambicano participam até a próxima quinta-feira (4) de uma série de compromissos em Brasília, incluindo uma audiência com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e reuniões com membros do MPF, oportunidades em que conhecerão a estrutura de algumas Câmaras de Coordenação e Revisão, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, da Assessoria de Cooperação Jurídica Internacional e da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica. Na sexta-feira (5), a missão será encerrada na capital paulista, com reuniões na Procuradoria Regional da República da 3ª Região e na Procuradoria da República em São Paulo.