ESMPU recebe visita institucional de representante da Universidade de Roma La Sapienza

Durante o encontro, na tarde desta quarta-feira (23/3), discutiu-se a possibilidade de parcerias entre as duas instituições
publicado: 23/03/2022 18h35 última modificação: 23/03/2022 19h06
Foto: Divulgação/ESMPU

O diretor-geral adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Manoel Jorge e Silva Neto, recebeu, na tarde desta quarta-feira (23/3), a visita do advogado e professor Fábio Petrucci, representante da Universidade de Roma La Sapienza para a internacionalização na América do Sul. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de assinatura de acordos de cooperação e parcerias interinstitucionais. Também participou do encontro o juiz da 12ª Vara do Trabalho de Recife (PE), Hugo Cavalcanti Melo Filho.

Ao recepcionar e dar as boas-vindas aos visitantes, Silva Neto salientou a missão da ESMPU de disseminar conhecimento entre membros e servidores do Ministério Público de forma eficiente e estratégica como meio de aprimorar os serviços prestados à sociedade. Ele destacou, ainda, os esforços para estabelecer diálogos externos e parcerias internacionais e apresentou as principais ações implementadas pela instituição ao longo dos últimos anos.

“Educação é, antes de tudo, alteridade. Sendo assim, a Escola tem buscado esse propósito de promover o conhecimento plural e transversal. Nosso interesse, enquanto Escola de Governo, converge para a expansão de diversos domínios normativos – com base na escolha de um colegiado composto por membros do MPU – para estabelecer canais de diálogo além das nossas fronteiras”, completou.

Petrucci e Cavalcanti iniciaram tratativas para uma possível parceria entre a ESMPU e a Universidade de Roma, com ofertas de atividades acadêmicas presenciais, de caráter multidisciplinar e transversal, a partir de 2023. De acordo com o professor, a Universidade La Sapienza possui estrutura para receber discentes estrangeiros com ofertas de bolsas-capacitação e apoio quanto a tradução simultânea, hospedagem e alimentação nas dependências da Instituição.