ESMPU recebe visita institucional do diretor acadêmico da Accademia Juris Roma

Durante a reunião, nesta sexta-feira (24/11), discutiu-se o incremento de projetos de internacionalização da Escola, por meio de convênio e intercâmbio acadêmico
publicado: 24/11/2023 17h28 última modificação: 25/11/2023 12h37
Foto: Divulgação/ESMPU

A diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Denise Neves Abade, reuniu-se nesta sexta-feira (24/11) com o diretor acadêmico da Accademia Juris Roma e colaborador do Centro di Studi Giuridici Latinoamericano da Università degli Studi di Roma Tor Vergata, Federico Penna. O encontro teve o objetivo de incrementar os projetos de internacionalização da ESMPU.

O representante das instituições italianas apresentou programas de convênio e intercâmbio acadêmico para membros do Ministério Público da União (MPU) em cursos nas áreas de persecução penal e crime organizado, discriminação e violência de gênero e direito digital e inteligência artificial, oferecidos respectivamente em Roma e nas cidades espanholas de Salamanca e Sevilha. Também foi discutida a possibilidade de realização de eventos na ESMPU, com participação de juristas brasileiros e estrangeiros.

"É fundamental estimular a participação de membros do MPU em cursos oferecidos por instituições estrangeiras, particularmente em temas contemporâneos e áreas emergentes como as vinculadas às novas tecnologias e à incidência de direitos fundamentais”, ressaltou Denise Abade. Para ela, a abordagem desses temas não apenas amplia o horizonte de conhecimento e competências desses profissionais, como também garante uma atuação mais eficaz e alinhada com as tendências globais e os desafios atuais da justiça. “Essa troca de experiências entre os profissionais do Direito e professores de países distintos permite um novo olhar do sistema jurídico, o que sem dúvida auxilia na busca de novas soluções para problemas concretos”, concluiu.

Cooperação e parcerias – A ESMPU busca, por meio de parcerias e acordos de cooperação, ampliar o diálogo e o intercâmbio interinstitucional. O objetivo é intensificar a capacitação e a atualização técnico-profissional de membros e servidores.

Atualmente, estão vigentes mais de 47 acordos de cooperação com instituições nacionais e internacionais. Os documentos que celebram essas parcerias estão disponíveis no site da ESMPU (clique aqui para acessar).